quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Prazo para agricultores familiares se inscreverem no Garantia-Safra vai até segunda-feira

Os agricultores familiares baianos têm até a próxima segunda-feira (5 de outubro) para realizar a inscrição do Garantia-Safra 2015/2016, safra de Verão. Os interessados em aderir ao programa devem procurar um dos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), já instalados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), as secretarias de Agricultura do seu município ou Sindicato de Trabalhadores Rurais (STR), para validar sua inscrição, informando a área que pretendem plantar. Até o mês de setembro, a Bahia cadastrou mais de 203 mil agricultores, número maior que o do ano passado.

 O Garantia-Safra é um seguro social com o objetivo de garantir condições de sobrevivência a agricultores familiares que tiverem perda de, no mínimo, 50% da lavoura (feijão, milho, arroz, mandioca e algodão), nos municípios atingidos por seca ou excesso de chuva.

 Para participar do programa o agricultor familiar precisa ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), renda familiar mensal inferior a um salário mínimo e meio, ter efetuado sua adesão antes do plantio da safra, e a área mínima plantada deve ser de 0,6 hectare e a máxima de cinco hectares. Caso haja frustração na safra 2015/2016, o valor da indenização do Garantia-Safra será de R$ 850,00 por agricultor familiar que aderir ao programa, divididos em cinco parcelas de R$ 170,00.

 O programa é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com estados e municípios. Na Bahia, para fortalecer o programa, o Governo do Estado está subsidiando 50% das contribuições, tanto do agricultor, como do município, na Safra Verão 2015/2016.

Nenhum comentário: