sexta-feira, 23 de outubro de 2015

PSF no Tomba ensina mulheres a fazer auto-exame

Dona Narcisa de Jesus Souza, 60, ouviu atentamente as explicações da enfermeira Fernanda Santos e da equipe do PSF III, localizado na rua do México, bairro do Tomba, sobre prevenção, auto-exame e mamografia relacionada ao câncer de mama, um dos que mais matam mulheres no país. O evento, que teve a participação de várias mulheres, foi parte do Outubro Rosa. Iniciativa que visa deixar as mulheres atentas com relação à doença.

 As mulheres foram orientadas de como fazer o auto-exame para verificar a presença de tumores no seio, bem como observar se alguma secreção estranha está sendo expelida pelo peito. Elas também tiraram suas dúvidas com relação à doença.

 Ela disse que há alguns anos faz a tomografia, exame de imagem que pode detectar o câncer ainda no seu estágio inicial, quando são maiores as possibilidades de cura. “Sempre faço o auto-exame e depois de um caso da doença na família, fiquem mais atenta e procuro orientação mais frequentemente no PSF”. 

 A enfermeira Fernanda Santos disse que o trabalho de prevenção é contínuo e que em sete anos na unidade ainda não diagnosticou câncer entre as mulheres. “Elas devem estar orientadas com relação a estas doenças, bem como saber a importância da mamografia”. Para ela, eventos semelhantes aumentam os laços de confiança entre as mulheres e as equipes de saúde.

 Dona Antônia Borges disse que adota medidas preventivas. “Sempre que tomo banho faço o auto-exame”, revelou. “E toda mulher deveria fazer, porque a gente não pode evitar, mas pode saber que está com ela ainda no começo e fica bem mais fácil se tratar”. Os especialistas indicam a mamografia para mulheres a partir de 50 anos. Mas no caso de fator de risco, o exame deve ser feito a partir dos 35 anos.

Nenhum comentário: