quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Jornalista Paulo Henrique Amorim recebe título de Cidadão Baiano

O jornalista e escritor Paulo Henrique Amorim receberá no dia 6 de novembro, sexta-feira, na Assembleia Legislativa da Bahia, o título de Cidadão Baiano. A honraria da Casa Legislativa é concedida à figuras ilustres que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento social do Estado e da sociedade em geral. O título proposto pelo deputado estadual e líder do governo, Zé Neto (PT), foi motivado por toda a trajetória e trabalho do jornalista, que participou ativamente da construção e do crescimento do Brasil, nos seus 50 anos de carreira. O evento ocorre no Plenário da Assembleia Legislativa, às 9h.

 Filho do jornalista baiano, Deolindo Amorim, da cidade de Baixa Grande, Paulo Henrique dos Santos Amorim nasceu em 22 de fevereiro de 1942, no Rio de Janeiro. Formado em Sociologia e Política, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, abraçou a carreira de jornalista e começou a desenvolver um trabalho pautado na verdade, na imparcialidade e na crítica, conquistando lugar de destaque nos veículos que trabalhou e na mídia nacional e internacional. 

Repórter e correspondente internacional, na maior parte de sua carreira, Paulo Henrique Amorim, cobriu a Guerra Civil de Ruanda, a rebelião Zapatista do México, a eclosão do vírus Ebola na África, a Guerra do Iraque, o escândalo Watergate, a eleição do Presidente Clinton, o fim da União Soviética, a queda do Muro de Berlim, os conflitos de Kosovo e Sarajevo. A primeira grande cobertura da sua carreira foi em 1961, para o jornal A Noite, do Rio de Janeiro, quando cobriu a renúncia do presidente Jânio Quadros, e a movimentação do governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola que mobilizou soldados e jornalistas para garantir a posse do vice, João Goulart

. Durante sua caminhada, o jornalista trabalhou nos principais veículos de comunicação do país. Atualmente, apresenta o programa Domingo Espetacular, na Rede Record de televisão. Paulo Henrique Amorim, também é responsável pelo blog Conversa Afiada (CAF), no qual exerce o jornalismo de forma independente.

 Como escritor, o jornalista lançou De olho no dinheiro, que teve sete edições; Plim-Plim, A Peleja de Brizola contra a Fraude Eleitoral, com a parceria de Maria Helena Passos; Como Lidar com a Mídia, com a jornalista Geórgia Pinheiro; O Quarto Poder - Uma Outra História, sobre o lado de dentro do jornalismo e do poder; e participou do livro A Mídia nas Eleições de 2006, organizado por Venício A. de Lima.

Nenhum comentário: