sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Prevenção: atitude rosa

O município se veste de rosa neste mês de outubro em referência à luta contra o câncer de mama. Durante esse período, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Fundação Hospitalar de Feira de Santana estarão mobilizadas com um mesmo propósito: conscientizar as mulheres a promover a sua saúde.

 O movimento “Outubro Rosa”, que acontece em todo o país, é para alertar as mulheres da importância em realizar exames de rotina, que podem detectar o câncer ainda em sua fase inicial. Assim, as chances de sobrevida aumentam. Para isso, as ações serão voltadas para sensibilizá-las a procurar as unidades de saúde para realização de exames fundamentais para o diagnóstico de doenças. 

 A Secretaria Municipal de Saúde dará inicio à programação na segunda-feira, 5, às 8h, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na SMS. Após a realização de um culto, às 9h30 haverá a apresentação das atividades. Na sequência, um momento musical seguido de palestra com a médica Betânia Toralles.

 Durante o mês, a SMS vai ofertar a realização de mamografias em mulheres a partir dos 50 anos nas seguintes unidades: Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem (CMDI), Ceparh, IMA e no ambulatório do Hospital Dom Pedro de Alcântara. Já as mulheres com menos de 50 anos, a guia para realização de exames será encaminhada pela unidade de saúde, na qual ela recebeu o atendimento, para a Central de Regulação. Contudo, não haverá cota.

 Atividades de promoção à saúde das mulheres também serão promovidas nos distritos. De acordo com a coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), Graça Passos, todos os profissionais de saúde estarão mobilizados para atingir o maior número de mulheres. 

FUNDAÇÃO HOSPITALAR

 Já a Fundação Hospitalar dará inicio às ações do Outubro Rosa neste sábado, 3, no Centro de Abastecimento, das 8h às 13h, quando as mulheres serão orientações sobre a importância do autoexame. Um clínico estará no local realizando consultas, bem como haverá aferição da pressão arterial e testes de glicemia. Além de participar de atividades com educador físico, as mulheres também poderão cuidar do visual nas oficinas de maquiagem e penteado.

 Entre a segunda-feira, 5, e sexta-feira, 9, no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) haverá encaminhamentos para exames e as mulheres também serão submetidas a uma triagem para realização de ultrassom da mama, mamografia e preventivo. A demanda será espontânea. Ainda no primeiro dia será ofertado um café da manhã.

Nenhum comentário: