segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Conder realiza encontro para orientar novos moradores do Centro Histórico de Salvador

As famílias beneficiárias do Programa de Habitação de Interesse Social (Phis) no Centro Histórico de Salvador são orientadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), sobre a manutenção e preservação dos imóveis que estão sendo cedidos pelo Governo do Estado. A iniciativa também inclui dicas sobre o uso racional dos serviços essenciais, a exemplo do consumo de água, como aconteceu na tarde desta segunda-feira (28), na sede da instituição, no Pelourinho.

 A série de atividades tem como objetivo esclarecer aos moradores sobre os serviços que eles passarão a administrar, como as despesas com água e energia. “Orientamos cada uma dessas famílias, muitas provenientes do aluguel social ou bolsa aluguel, neste momento de transição. Nesses encontros eles recebem dicas importantes, como hoje, por exemplo, de cada uma das etapas da captação e da distribuição de água, assim como é possível controlar o consumo e entender a leitura da conta e os dados apresentados”, declara Marise Melo, coordenadora de programas habitacionais da Dircas/Conder que atendem às famílias do Centro Antigo de Salvador.

 Antônio da Conceição e Ednalva Santos serão vizinhos, num imóvel da Rua São Francisco. Para ela, o encontro serviu para esclarecer dúvidas sobre questões técnicas do consumo individual de cada unidade habitacional. “A gente sabe que como cidadão temos direitos e deveres também”, afirma.

 O que mais chamou a atenção de Antônio da Conceição foi a questão do desperdício. “Se não tomarmos cuidado, poderemos ficar sem esse bem tão essencial. Já vou chegar em casa e falar o que vi e ouvi aqui para meu filho e filhas”, declara se referindo ao vídeo sobre consumo consciente que foi apresentado durante o encontro.

 Moradias no CHS

 A Conder, por meio da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), é responsável pela elaboração e execução de projetos na área de habitação social, incluindo as 108 famílias inseridas no Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado em 2005 com o Governo do Estado. Deste total, 80% já foram contempladas com unidades habitacionais. Mais 11 unidades habitacionais serão entregues até o final deste mês. As famílias que ainda não foram atendidas recebem auxílio aluguel, enquanto aguardam a conclusão da reforma dos imóveis onde irão morar, prevista para este ano.

 As reformas fazem parte do Programa de Habitação de Interesse Social (Phis), que visa a recuperação de imóveis que se encontram em ruínas, desocupados ou subutilizados para uso habitacional de pessoas em estado de vulnerabilidade social. A partir desse serviço de revitalização, são criadas unidades habitacionais com novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, que beneficiarão as famílias, com toda a estrutura adequada e condições dignas para que essas pessoas possam viver bem.

Nenhum comentário: