segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Pouso das Artes é inaugurado nesta quinta-feira

Um imóvel no Centro Histórico de Salvador receberá artistas e grupos culturais do interior do estado da Bahia, de outros estados brasileiros e até mesmo do exterior. O Pouso das Artes será inaugurado na quinta-feira (31), pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), com um cortejo festivo que sairá às 15h da Escola de Dança da Funceb em direção à casa de n° 22 na Rua das Laranjeiras, reunindo performances de várias linguagens artísticas.

O cortejo vai contar com a participação de alunos e professores do Curso Preparatório da Escola de Dança da Funceb, crianças e adolescentes com idades de 5 a 17 anos, tendo também como convidados a Escola Odemaster de Mussurunga, a Band'Axé, do Projeto Axé; a Banda Quabales do Nordeste de Amaralina; a Filarmônica Filhos de Apolo, de Santo Amaro da Purificação, e as manifestações culturais Nativas de Arembepe e Boi Mirim de Parafusos, além de artistas de rua, circenses e bonecos gigantes.

 A Funceb e o Ipac, entidades vinculadas à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), realizam em parceria o Programa de Dinamização e Ocupação Artística de Espaços e Prédios Públicos do Centro Antigo de Salvador por Artistas, Grupos e Coletivos Artísticos, do qual o Pouso das Artes faz parte.

 “Este é um projeto que dialoga com vários outros da Funceb, de formação, pesquisa, circulação, intercâmbio e difusão para as várias linguagens”, considera Fernanda Tourinho, diretora da Fundação Cultural.

 A gestora cita que são muitas as expectativas em torno do Pouso das Artes como a possibilidade de criação de um programa de residência artística; atividades de formação e capacitação a partir de ofertas de cursos, seminários, trocas de experiências, promovidos pelo Centro de Formação em Artes, ou ainda intercâmbios artístico-culturais promovidos pela Diretoria das Artes, pela Dimas e pelo Teatro Castro Alves, unidades da instituição.

 Com dois apartamentos de dois quartos, sala, cozinha e banheiros, acesso à internet, mesas e cadeiras para refeições e estudos, o pavimento já equipado e decorado conta com 14 leitos. “Revisamos sistemas elétricos e hidráulicos, colocamos novos pisos, revimos a estrutura, recuperamos lajes e restauramos portas e janelas, além da compra de mobiliários, geladeira e outros itens domésticos”, explica o diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira, que mais uma vez comemora a parceria, que desde 2015 vem promovendo ações amplas e permanentes para atendimento das demandas do segmento cultural, bem como a dinamização e preservação do patrimônio material do Centro Histórico.

 Políticas públicas

 Duas ações da Funceb já iniciam o programa de ocupação do Pouso das Artes. Representantes de 10 grupos selecionados no projeto Pólo Teatral/2017, oriundos de sete territórios de identidade do estado, foram convidados a participar do FILTE – Festival Latino Americano de Teatro da Bahia, que acontece até 6 de setembro na capital baiana, sendo hospedados no Pouso das Artes, uma ação da Coordenação de Teatro da Diretoria das Artes.

 Também a Coordenação de Literatura da Dirart selecionou quatro artistas da palavra do interior do estado para participar da Oficina Voun rooh ho: a poesia do incômodo versus a atualidade da poesia doudou, com Eliane Marques, do projeto Escritas em Trânsito, possibilitando suas permanências até o dia 2 de setembro e dando plena ocupação ao Pouso já em sua primeira semana de inauguração. 

Segundo João Carlos, o Pouso das Artes é mais uma parceria da Funceb com o Ipac, que também disponibilizou casa para as Filarmônicas da Bahia, a Central das Filarmônicas. "Além de atendermos às políticas públicas de artes da Funceb, essa parceria traz mais excelentes projetos e dinamização urbana para o Pelourinho", completa.

 Regulamento 

 A demanda por local de hospedagem para artistas, grupos e coletivos artísticos na capital baiana é uma reivindicação dos artistas prevista nos Planos Setoriais das Artes, e finalmente atendida pela Funceb. A ocupação do espaço ocorrerá também por solicitação direta de artista/grupo que será analisada com base no regulamento que pode ser conferido no site da Fundação Cultural.

Nenhum comentário: