segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Estudantes expõem obras de arte em shopping center


A arte ultrapassou os muros do Colégio Estadual Daniel Lisboa, localizado no bairro de Pau da Lima, em Salvador. Estudantes da 5ª a 8ª série apresentam 38 pinturas na Expo Arte Biomas Brasileiros, na loja 116, no primeiro andar do Shopping Center Lapa, na Piedade, das 9h às 21h, até sábado (19). A mostra é composta por quadros que remontam à arte rupestre (representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes e tetos de cavernas) até expressões mais contemporâneas da pintura. Os trabalhos foram realizados durante a primeira unidade, dentro do Programa Mais Educação. 

Empolgados, os estudantes destacam a emoção de, pela primeira vez, terem as suas obras expostas em um lugar público, com direito à visitação de pessoas que não fazem parte do universo escolar. “É uma sensação muito boa saber que os frequentadores de um shopping estão visitando a nossa exposição de arte. É um reconhecimento importante do nosso trabalho, o que me deixa muito feliz e animada para produzir outros quadros”, conta Marcele Pereira, 13 anos, estudante da 6ª série. Ela acrescenta a grande flor vermelha, protagonizando a tela, tem um significado voltado ao seu interesse pela preservação da natureza e suas belezas.

 A professora de Arte, Lívia Maria dos Santos, atesta a empolgação dos estudantes e explica o objetivo da exposição. “Este trabalho de arte contribuiu para que nossos estudantes abrissem os horizontes para ampliar o seu repertório artístico e a exposição, por sua vez, está proporcionando a eles um aumento de autoestima. Através das pinturas, eles abordam diversas temáticas, sempre buscando o olhar crítico e sensível, explorando as possibilidades de expressão e interpretação da nossa diversidade cultural”, ressalta.

 Já diretora do colégio, Rany Carneiro, comenta que os visitantes estão tão encantados com as obras que chegam a perguntar o valor, achando que estão sendo comercializadas. “Diante disso, nos empolgamos e vamos levar uma urna para o local da exposição para que os visitantes para que eles escolham as obras que deverão ser inscritas na próxima edição do projeto estruturante Artes Visuais Estudantis [AVE], da Secretaria da Educação do Estado”, revela. Além da mostra de pintura, os estudantes estão realizando uma exposição de fotografias para contar a história da unidade escolar, que atualmente está “reformada e mais bonita”, como disse a gestora.

Nenhum comentário: