terça-feira, 8 de agosto de 2017

Simulador de voos é destaque na programação do Governo na Campus Party

Simulador de voos é destaque na programação do Governo do Estado na Campus Party

A Campus Party Bahia, que acontece de quarta-feira (9) a domingo (13), na Arena Fonte Nova, terá como uma de suas atrações um simulador de voo, usado para dar aulas a estudantes da rede pública estadual. O simulador faz parte das inovações que a Secretaria de Educação do Estado vai apresentar na feira tecnológica, e estará aberto ao público, na quinta (10) e sexta-feira (11), das 9h às 21h, e no sábado (12), das 9h às 18h, na área Open Campus, espaço gratuito.

 O simulador funciona em uma cabine real de uma aeronave da Embraer, com mais de quatro metros de comprimento e com o que há de mais moderno em tecnologia aeronáutica. É dentro desse equipamento, pousado no pátio do Colégio Central, situado no bairro de Nazaré, em Salvador, que os estudantes da rede pública estadual estão experimentando a sensação de “voar de verdade”. A iniciativa, promovida pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e oferece o curso de piloto virtual.

 O piloto e professor André Drummond, responsável pelo equipamento participará do evento. “A Campus é um dos maiores eventos de desenvolvimento tecnológicos do mundo e, após participar por duas vezes em São Paulo como visitante, agora tenho a chance de mostrar o salto tecnológico na Bahia e como nós fomentamos a integração com os alunos da rede pública, além de colocar nosso projeto em uma vitrine gigantesca para o Brasil e para o mundo”, enfatiza o professor e piloto.

 “A presença do simulador é muito importante para o processo de aprendizagem dos estudantes, pois oportuniza uma prática única e traz conhecimentos que se tornam o diferencial desses alunos em áreas como como matemática, física e geografia”, enfatiza Alcides Magalhães, diretor do CJCC. 

Além do aprendizado múltiplo pelas disciplinas citadas acima, o aluno ainda tem contato com termos e práticas reais da aviação em inglês e, por isso, precisam estudar a língua para que as aulas sejam mais completas e reais. Para isso contam também com o apoio de uma professora de inglês. 

“Oferecer a oportunidade de usar um simulador de voo é também realizar um sonho de voar e ainda proporcionando o aprendizado. Além de poder despertar a vontade e vocação na busca por carreiras ligadas à aviação”, diz o coordenador de Projetos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura Iuri Rubim. 

Isso pode estimular os alunos a se aperfeiçoarem e buscarem profissões ligadas à aeronáutica. “Nós ensinamos mais do que cálculos, falamos sobre ética e respeito com o trabalho dos colegas como sair no horário para não atrasar próximos voos nas simulações”, comenta o professor André Drummond. E completa, “Os estudantes podem buscar carreiras na aviação civil ou militar, não só como pilotos, mas como uma grande gama de profissionais ligados a esta área.”

 A Campus Party Bahia, promovida através de parceria com o Governo do Estado, é a maior experiência tecnológica do mundo, reunindo jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital.

Nenhum comentário: