sábado, 24 de novembro de 2012

SABER AGRADECER


Neste dia 22 de novembro, celebra-se o Dia Nacional de Ação de Graças. Agradecer é um gesto humano e cristão. Só agradece quem sabe que tudo depende de Deus. E é justamente isso que os brasileiros repetem neste dia. Unem-se para um gesto de louvor e de agradecimento.

  A IDÉIA de dedicar um dia especial à ação de graças teve origem em 1909, quando o diplomata brasileiro nos Estados Unidos, Joaquim Nabuco, assistindo, com o corpo diplomático, à missa de ação de graças na Catedral de São Patrício, em Washington, fez este apelo profético: “Eu quisera que toda a humanidade se unisse anualmente, num dia, para um agradecimento universal a Deus”. No Brasil, o Dia Nacional de Ação de Graças, foi instituído em 16 de agosto de 1949 pelo presidente Eurico Gaspar Dutra e regulamentado em 1966. Em 1967, o papa Paulo VI apoiou essa iniciativa. 
  UM DIA ESPECIAL no ano para dar graças reforça não só a necessidade de agradecer continuamente a Deus, o senhor da vida, mas também um convite para cultivar o sentimento da gratidão no relacionamento humano. Um “muito obrigado”, pronunciado de coração, derruba barreiras e aproxima as pessoas.
  NA NOSSA sociedade, hoje dominada pelo egoísmo e pela ganância, parece que o sentimento de gratidão não encontra mais espaço no coração humano. É preciso resgatar este sentimento como uma forma simples de acreditar no valor da vida, na importância da amizade, na esperança de que é possível superar a violência, a injustiça e a ingratidão. 
  É JUSTO reconhecer que um sol radiante é belo e alegrar-se por isso. É importante saborear o alimento preparado por alguém que nos quer bem, ao invés de engolir rapidamente alguns bocados, para depois sair correndo a fazer outras coisas. Agradecer pela saúde, pelo trabalho, pela casa, pelo carinho... faz-nos apreciar o que temos. O firmamento, a luz, as estrelas, os astros narram continuamente as grandezas de Deus. A natureza mineral, vegetal e animal louva e agradece o Principio da Vida.
  ESCREVENDO aos efésios, o apóstolo Paulo recomenda: “Agradeçam sempre a Deus por todas as coisas, em nome de Jesus Cristo”. O sentimento de gratidão deve encontrar abrigo no coração do ser humano, em todos os momentos e em todos os lugares, porque sua vida é um contínuo presente de Deus.

Itamar Vian -Arcebispo Metropolitano- di.vianfs@ig.com.br

Nenhum comentário: