quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Teste rápido para diagnóstico do vírus HIV

O Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado neste sábado (1º), será lembrado em Feira de Santana com a oferta do teste rápido para o diagnóstico do vírus HIV, na campanha Fique Sabendo. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Municipal DST/HIV/Aids, será realizada das 8 às 12 horas, no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho (CSE), localizado na rua Germiniano Costa. 
 A coordenadora do Programa, Vanessa Sampaio, observa que o teste garante um diagnóstico precoce, possibilitando tratamento e acompanhamento mais rápidos. “O resultado do teste fica pronto em 30 minutos. Infelizmente a realização dele ainda não tornou-se um hábito na vida das pessoas. Mas é somente através desse teste que é possível conhecer o status sorológico”, salienta. 
A expectativa, conforme Vanessa Sampaio, é que pessoas de ambos os sexos e de diversas idades participem da ação. “É através das campanhas que conseguimos atrair o público e promover a conscientização da importância do uso do preservativo como forma de prevenção a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. As campanhas favorecem a redução dos índices de contaminação por HIV”, considera, acrescentando que “a ação também é válida por permitir que a população tome conhecimento dos serviços disponibilizados pelo Município para o tratamento”. 
 Conforme o Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais, cerca de 250 mil brasileiros tem o vírus HIV e não sabem. Em Feira de Santana, o Programa Municipal DST/HIV/AIDS registrou de janeiro a outubro 178 novos casos de HIV/Aids, sendo 108 no público masculino e 70 no feminino. No CSE, o Programa realiza atividades voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento, e atende uma média de 20 pessoas diariamente para o teste de HIV, mediante agendamentos. 
 Os usuários inicialmente participam de atividades de acolhimento e, individualmente, são ouvidos e recebem orientações, para então se submeterem a coleta de sangue. Se o resultado for positivo, ele será acompanhado por um infectologista, que indicará a medicação adequada com base no exame de carga viral. A retirada do medicamento é feita no próprio local, que oferece também acompanhamentos com odontólogo, psicólogo e fisioterapeuta.

Nenhum comentário: