domingo, 18 de novembro de 2012

Wagner, Salvador e Feira

Em 2004, Zé Ronaldo reelegeu-se prefeito de Feira de Santana de goleada. Em 2006, Jaques Wagner ganhou lá com 53%, contra 39% de Paulo Souto. Em 2008, Zé Ronaldo, apoiando Tarcízio Pimenta, voltou a golear.
Em 2010, com Zé Ronaldo candidato a senador ao lado de Paulo Souto, aliado e amigo, deu o seguinte : Ronaldo disparou, obtendo mais votos do que Dilma para presidente e Wagner para governador, mas os dois, Dilma e Wagner, venceram com larga margem.
O exemplo é evocado pelo próprio Jaques Wagner para dizer que as eleições municipais têm uma lógica, e as outras, a estadual e a federal, outra. Os humores do eleitorado se configuram por razões distintas.
Um olhar sobre os resultados de uma de outra indica isso. O que também é um sinalizador de que ACM Neto em Salvador e Zé Ronaldo em Feira não são aliados do governador, nem por isso as duas cidades serão retaliadas. O próprio Wagner ressalva.
-Sempre fizemos obras em Feira e vamos continuar fazendo.
Ou seja, ele perdeu nas duas em 2012, mas 2014 vem aí. Levantamos o assunto para responder a leitores que nos concitam a falar sobre o republicanismo governamental.
Tem a ver, se não pensado nos adversários, pelo menos em si próprio./


Nota publicada  na Coluna Tempo Presente. Jornal Atarde- 18/11/2012.

Nenhum comentário: