sexta-feira, 19 de abril de 2013

Exposição sobre história da Micareta


O Entrudo, o Carnaval, a Páscoa Carnavalesca e a Micareta. Toda a história da festa momesca de Feira de Santana está sendo contada através da exposição “Muita história pra contar: a diversidade cultural da Micareta de Feira”. 

A mostra, composta por fotografias e uma extensa pesquisa histórica, foi aberta ao público na manhã desta sexta-feira, 19, no salão nobre do Paço Municipal Maria Quitéria.

As marchinhas da Charanga da Alegria elevaram o tom de festividade do evento, que contou com as presenças do prefeito José Ronaldo de Carvalho, dos  secretários de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, de Comunicação Social, Valdomiro Silva, artistas locais e jornalistas.

O prefeito José Ronaldo destacou a importância da iniciativa, afirmando que   “é fundamental podermos contar a história daquilo que acontece em nossa cidade. E a Micareta é uma festa muito rica também neste aspecto”, salientou. O secretário Jailton Batista também enfatizou a relevância do resgate da tradição: “É uma oportunidade para mostrarmos às novas gerações fragmentos da nossa história”, frisou.

Na oportunidade ele também anunciou que a pesquisa realizada pela Secretaria de Cultura para elaboração do material irá resultar em um livro. Jailton projetou, ainda, a criação de um Museu da Micareta, ideia que será avaliada posteriormente. “São ações que visam mostrar a multidiversidade desta festa”, completa.

A empresária Patrícia Sangalo identificou os pais em uma das fotos da década de 1970. “É muito bom podermos conhecer a Micareta em outras épocas e fazer essa viagem ao passado”. Na oportunidade, foi distribuído um livreto com fotos e informações da festa momesca. A exposição será levada para o Boulevard Shopping, a partir do dia 23, ficando aberta ao público até o dia 5 de maio.

A pesquisa e curadoria são do historiador Zevaldo Luiz Rodrigues de Sousa e do jornalista Edson Felloni Borges, com produção executiva de Luiz Carlos Brasileiro de Andrade. (SECOM)   


Nenhum comentário: