terça-feira, 23 de abril de 2013

Pronatec inscreve para 1,4 mil vagas de cursos profissionalizantes

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realiza esta semana as inscrições para 17 cursos técnicos de nível médio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Ao todo serão disponibilizadas 1440 vagas, cujos alunos serão selecionados através de sorteio eletrônico.
As oportunidades são apenas para estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio ou da Educação de Jovens e Adultos - EJA Médio (tempos formativos VI e VII) da rede estadual de Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Simões Filho e Alagoinhas. Ao todo, serão oferecidas 640 vagas para Salvador, 280 para Alagoinhas e 520 distribuídas entre os demais municípios. As inscrições vão desta terça (23) até o sábado (27) e serão feitas através do Portal da Educação.http://www.educacao.ba.gov.br/
As aulas estão previstas para ter início no dia 6 de maio e serão dadas em turno diferente ao que os estudantes estão matriculados pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai).
Como a inscrição não garante a vaga, a SEC está permitindo os estudantes a indicar se aceitam ser inscritos automaticamente em outro curso do Pronatec, no ato da inscrição. Dessa forma, caso não seja selecionado no sorteio eletrônico, um cadastro de reserva em nome do interessado será mantido para a oferta de cursos posterior.
Para este ano, o Ministério da Educação prevê 36 mil novas vagas para o Pronatec divididos em 87 cursos.
Confira os cursos:

Salvador
- Mecatrônica
- Desenho da Construção Civil
- Comunicação Visual
- Plásticos
- Telecomunicações
- Móveis
- Manutenção Automotiva
- Vestuário
- Transporte de cargas
- Mecânica
- Metalurgia

Camaçari
- Manutenção Automotiva
 - Refrigeração e Climatização
- Mecânica Candeias
- Petróleo e Gás Dias D'Ávila
- Petroquímica
- Logística Lauro de Freitas
-  Petroquímica
 - Meio Ambiente

 Madre de Deus
- Petroquímica
 Simões Filho
- Petroquímica

Alagoinhas
- Refrigeração e Climatização
- Eletromecânica
 - Mecânica
- Logística
- Petróleo e Gás

Nenhum comentário: