quinta-feira, 4 de abril de 2013

SAÚDE PARA O POVO


Criado pela ONU, transcorre no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde. Uma oportunidade a mais para aumentar a conscientização sobre a situação da saúde de nosso povo. Investir em saúde é construir um futuro melhor. A saúde pública é dever do estado e direito do cidadão.

A SAÚDE envolve: alimentação, educação, trabalho, remuneração, ecologia, meio ambiente, moradia, saneamento básico, férias, descanso, higiene, segurança e até mesmo transporte público, pois ter de suportar conduções superlotadas é comprometer a própria saúde física e mental. Saúde é um processo harmonioso de bem-estar físico, psíquico, social e espiritual, e não apenas a ausência de doença.

MUITO que fazer e quanto antes melhor, para aliviar o sofrimento de nosso povo. São grandes as filas dos que aguardam consulta médica. Obtida a receita, permanece para muitos, a dificuldades de comprar o remédio, cujo preço sobe sem critérios. Hospitais e ambulatórios, para completar a contribuição do SUS, recorrem à complementação de pagamento. São fatos conhecidos.

DUAS GRANDES iniciativas se apresentam no momento. A primeira é a de prevenir as doenças. Muitas delas, quase desaparecidas de nosso país, forçaram nova entrada e ocupam vastas extensões. Basta lembrar a hanseníase (lepra), a tuberculose, a malária, a dengue... A segunda medida, inadiável, é a de aproximar o remédio e os médicos para mais perto dos doentes e do povo.

SEM DÚVIDA, dedicação admirável de muitos médicos, enfermeiros e atendentes. É dever de justiça reconhecer o esforço de hospitais, clinicas e centros de saúde em acolher enfermos e acidentados, empenhando-se para que consigam a cura. Louvamos, igualmente, as iniciativas de médicos e sanitaristas comprometidos em prevenir doenças, evitar a mortalidade infantil e prolongar a vida.

NA BÍBLIA, a saúde tem muito a ver com a vida. A palavra saúde, no sentido bíblico, envolve igualmente a idéia de salvação. Inclui a saúde da alma e do corpo, do espírito e da matéria, sem estabelecer separações. Zelar pela saúde do povo é dever sagrado e urgente de todos. Apostemos na saúde e coloquemos nossas vidas a serviço de todos. “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

+ Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano
di.vianfs@ig,com.br
   

Nenhum comentário: