quinta-feira, 4 de setembro de 2014

500 cartões do SUS são feitos diariamente

Cerca de 500 cartões do SUS (Sistema Único de Saúde) são entregues diariamente em Feira de Santana. Este documento, obrigatório para quem busca atendimento na rede pública, principalmente, é confeccionado na Secretaria de Saúde. São distribuídas 150 senhas, diariamente. Estima-se que nos últimos anos mais de 400 mil cartões já foram distribuídos no município.

 O documento é entregue momentos depois de ser solicitado – média de três pessoas por família. Basta a documentação exigida ser apresentada: carteira de identidade ou certidão de nascimento ou certidão de casamento, COF (de quem tiver), comprovante de residência com o CEP da rua – o sistema não aceita o CEP geral da cidade.

 Não são apenas as unidades de saúde pública que exigem este documento, quando da realização de qualquer tipo de procedimento. Algumas empresas exigem o cartão do SUS de seus empregados e hospitais particulares já fazem o mesmo dos pacientes que tem plano de saúde. “Todos os cidadãos são obrigados a fazer o cartão”, diz a coordenadora do setor, Sônia Vasconcelos.

 Ela diz que os interessados devem se dirigir à Secretaria de Saúde, na avenida João Durval Carneiro, na Estação Nova,

 O Cartão Nacional de Saúde tem como objetivo cadastrar todos os cidadãos ao Sistema Único de Saúde, visando organizar a Rede de Atenção à Saúde e, com isso, facilitar o acesso de todos os usuários às ações e serviços que venham a necessitar ao longo das suas vidas.

Nenhum comentário: