sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Câmara comemora 181 anos de emancipação política de Feira de Santana

A Casa da Cidadania, na tarde desta quinta-feira (18), realizou sessão solene pela passagem dos 181 anos de emancipação política de Feira de Santana. O evento contou com palestra do historiador, Carlos Alberto Almeida Melo, que fez um breve relato da história do município desde o período em que Feira de Santana ainda era distrito de Cachoeira.

 A sessão foi conduzida pelo presidente do Legislativo feirense, vereador Justiniano França, que compôs a mesa juntamente com o prefeito Jose Ronaldo de Carvalho; o arcebispo Dom Itamar Vian; o deputado estadual Colbert Martins da Silva; o palestrante Carlos Alberto Almeida Melo e o procurador geral do Município, Cleudson Santos Almeida.

 O historiador Carlos Melo relatou passagens da história de Feira de Santana e discorreu sobre a importância de se buscar fatos memoriais do município.

 “Algumas vezes não encontramos a verdade e precisamos consertar os equívocos históricos”, ressaltou. Em sua explanação, foram destacados os embates políticos estabelecidos na instalação da sede do município; a construção da Câmara de Vereadores; o trabalho da Sociedade Monte Pio que, segundo o palestrante, prestava serviços sociais pioneiros no Brasil; além de outros fatos marcantes da história de Feira de Santana, a exemplo do enforcamento de Lucas Evangelista.

 O vereador Welligton Andrade saudou todos os presentes e destacou a magnitude daqueles que trabalham diariamente por um município melhor. “Quero falar dos feirenses que compõem esta cidade; quero falar das pessoas simples que trabalham no Centro de Abastecimento; dos camelôs; os pequenos comerciantes; os professores, que dividem seu saber; dos motoristas, que transportam o progresso de Feira; dos artistas da terra, que cantam em verso e prosa a nossa Princesa do Sertão. Também o pequeno produtor, que sofre com a seca, mas não desiste; os líderes comunitários, que tentam levar melhores dias para sua comunidade”, enumerou.

 Em seguida, o prefeito José Ronaldo entregou uma placa em agradecimento ao palestrante Carlos Melo. A sessão comemorativa também foi prestigiada pela imprensa, representantes políticos, militares, eclesiásticos e pessoas da comunidade, que lotaram o plenário e a galeria da Casa Legislativa.

Nenhum comentário: