segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Ações do Outubro Rosa no município serão apresentadas nesta semana

O mês de outubro vai ganhar tons de rosa em Feira de Santana. Ele é considerado como o período para chamar a atenção das mulheres para detectar o câncer de mama em sua fase inicial e sobre os riscos da doença. Por conta disso, diversas atividades serão promovidas no município envolvendo os profissionais e equipamentos de saúde.

 A Fundação Hospitalar de Feira de Santana vai apresentar nesta segunda-feira, 29, às 9h, as atividades que serão desenvolvidas no Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem (CMDI), no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) e no laboratório do Hospital da Mulher. A abertura da campanha será no dia 11, às 9h, no Centro de Abastecimento.

 Ações semelhantes focadas na promoção à saúde e na prevenção de doenças, sobretudo, do câncer de mama, com orientações sobre a importância em detectá-lo de forma precoce e do autoexame serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A abertura das ações acontece na terça-feira, 30, das 9h às 12h, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da SMS. 

Conforme dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, tiveram a doença no Brasil 4.084 mulheres com idades entre 45 a 59 anos. Na região Nordeste foram 927 casos. Em Feira de Santana foram registrados 92 casos de lesão neoplásica maligna. 

 A coordenadora do Programa Municipal de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), Graça Passos, afirma durante o mês as atividades serão intensificadas, com a oferta de serviços, palestras, ações de impacto nas feiras-livres e atividades corporais e educativas. “O objetivo é atingir o maior número de mulheres”, diz. O público alvo são mulheres a partir dos 45 anos. 

 O movimento Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento, que teve início na Califórnia, busca fortalecer a importância do diagnóstico precoce.

Nenhum comentário: