sábado, 27 de setembro de 2014

A Derrocada da Ética e da Família

Por Alberto Peixoto

Segundo o conceito, “Ética é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo, especialmente, a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social”.

 Estamos sempre a nos perguntar: o que está acontecendo com a sociedade de um modo geral? Por que tanta irresponsabilidade, deslealdade, imoralidade, desonestidade, por que será? Na realidade o que precisamos é ter a nossa própria personalidade, o nosso próprio respeito, educação, senso do bem e do mal, do certo e do errado e da ética e da moral, mas para isso é necessário que tenhamos conhecimentos dos acontecimentos que nos rodeiam; é necessário que comecemos a abdicar de muitos fatos nocivos ao nosso intelecto e ao dos nossos filhos, pois somente assim, poderemos dar os primeiros passos rumo ao bem comum. 

 Temos grandes problemas sociais e culturais; vemos atualmente pela TV., notícias que nos deixam estarrecidos – “o pai assassina a própria filha”; a derrocada do conceito de família como a base e equilíbrio do cidadão; o descaso, o abismo do desmando, do desleixo, da corrupção e, principalmente, as conseqüênciasanti-sociais que nos afetam no dia-a-dia.

Nenhum comentário: