sábado, 6 de setembro de 2014

A Democracia

Derivado do grego demo (povo) e cracia (governo), portanto, governo do povo, democracia é um sistema em que a população de um país pode participar da sua vida política. A liberdade em um sistema democrático é irrestrita, podendo toda e qualquer pessoa expressar e manifestar suas opiniões.

 Democracia também é o direito que cada pessoa tem para opinar e fazer suas opções, saber reconhecer e aceitar as opiniões e decisões de cada um, portanto, respeitar a liberdade de escolha de cada pessoa. No Brasil, podemos eleger nossos representantes – vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidente - através do voto nas eleições o que nos é garantido pela Constituição Brasileira, lei maior do país, que homologa a nossa liberdade de expressão e os direitos à manifestações, desde que sejam pacíficas.

 Após um período de, aproximadamente 21 anos de ditadura, conseguimos que no Brasil, a democracia voltasse a ser o nosso sistema de Governo, o que aconteceu em meados do ano de 1985. O retorno do sistema democrático nos livrou de um processo ditatorial que culminou na morte de 350 ativistas políticos e na perseguição de um sem número de pessoas. Para que este tipo de atrocidades não volte a ocorrer, precisamos de um sistema democrático forte e participativo. 

 É necessário que no próximo pleito, saibamos escolher aqueles que durante quatro anos, serão os nossos representantes legais e que tomarão as decisões, mudando ou não os destinos da comunidade. Por isso, é necessário ter muito cuidado quando fizermos nossas escolhas, porque, como diz a propaganda da TV, poderemos perder quatro anos e quatro anos é muito tempo.

Por  Alberto Peixoto

Nenhum comentário: