sexta-feira, 5 de setembro de 2014

ESTA PÁTRIA BRASIL

O Brasil celebra neste domingo, dia 7, sua independência. Por todo o país, multiplicam-se comemorações oficiais e não oficiais. Todas a seu modo querem fazer-nos crescer no espírito cívico, no amor à Pátria, terra onde buscamos realizar nossos sonhos de vida digna. 

AS COMEMORAÇÕES oficiais são importantes. Despertam em nós o orgulho de ser brasileiros e o amor por nosso chão. Elas nos enchem olhos, os ouvidos e o coração de sons e cores nos motivando a ver o Brasil ocupar o lugar que ele merece e lhe cabe no concerto das nações.

 AO LADO das comemorações oficiais somam-se as não oficiais. Algumas delas, é verdade, são marcadas pelo pessimismo. Gente que se organiza para gritar que está tudo errado. O que não é um caminho inteligente, porque marcado pelo desespero. E o desespero é mau conselheiro.

 A MAIORIA das comemorações não oficiais, porém, são ditadas pela esperança. O povo sofrido olha para trás e recorda as lutas do passado e as vitórias conquistadas. Entende a importância de se organizar. Descobre o quanto valeu a pena o sacrifício de tantas vidas.

 ENTRE as comemorações não oficiais vale destacar o “Grito dos Excluídos” que hoje se estende por vários países da América Latina. Em uníssono, os excluídos do mundo do trabalho, da terra, da moradia, da saúde, da educação, da segurança pública, enfim, os excluídos da mesa comum, gritam por seus direitos. 

TRÊS DIREITOS parecem ganhar mais força: educação, trabalho e saúde. É a educação que torna a pessoa consciente de seus direitos e seus deveres. E esta consciência é que vai animá-la a lutar por esses direitos e ser fiel cumpridor de seus deveres. O trabalho por sua vez, garante à pessoa o exercício de vários outros direitos. Quem trabalha e recebe uma justa remuneração por seu trabalho, pode morar com dignidade, alimentar-se bem e educar os filhos. Por fim, a saúde. No aceso à saúde está em jogo a dignidade da vida humana. E por acesso à saúde entenda aqui a prevenção das doenças e o tratamento digno quando a pessoa é acometida de algum mal.

 INDEPENDÊNCIA significa povo de cabeça erguida e dono do seu próprio destino. Vamos bravamente construir um Brasil novo, justo, humano e solidário. Deus abençoe esta Pátria Brasil! 

                                                                  + Itamar Vian 
                                                             Arcebispo Metropolitano
                                                                  di.vianfs@ig.com.br

Nenhum comentário: