quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Detran participa de encontro sobre valorização da vida no trânsito

Detran participa de encontro sobre valorização da vida no trânsito

Andrea Galvão, 46 anos, foi atropelada na porta de casa aos 13 anos, no bairro de Amaralina, em Salvador, e ficou tetraplégica. Hoje, ela vive em uma cadeira de rodas e apresenta problemas na fala. "Eu tenho sequelas, mas continuo viva para lutar contra os infratores", desabafou a vítima da violência no trânsito.

 O depoimento marcou a abertura do 10° Congresso Brasileiro e 6° Internacional Trânsito e Vida, nesta quinta-feira (26), no São Salvador Hotéis e Convenções, na capital baiana. O evento, promovido pela Federação Nacional das Associações de Detran (Fenasdetran), com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), tem como tema “Segurança e Mobilidade Urbana: Ações na Década foram Suficientes?", e segue até sexta-feira (27).

 O diretor geral do Detran, Lúcio Gomes, cobrou mais ação das instituições ligadas ao trânsito para melhorar a segurança viária e destacou o Pró-Vítimas, programa do órgão que acolhe quem sofreu acidentes. “Precisamos fazer muito mais para acabar com a epidemia do trânsito, em um esforço conjunto entre todos os agentes envolvidos. Nosso programa oferece o apoio que as vítimas de acidentes e seus familiares necessitam, desde o carinho até o atendimento psicossocial e jurídico”, declarou o diretor.

 O representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), Victor Pavariano, chamou a atenção para as estatísticas alarmantes. “As estatísticas continuam altas, com 1,3 milhão de pessoas morrendo por ano no mundo. Ainda não temos a solução, mas o caminho é um conjunto de medidas que devem se adaptar às realidades de cada país, momentos e locais específicos. A ideia é propor ações relacionadas à gestão da velocidade, infraestrutura, educação e tecnologia veicular”.

 Para o presidente da Fenasdetran, Mário Conceição, "em dez anos de debates, o congresso se consolidou como um espaço rico em propostas pela valorização da vida no trânsito ".

Nenhum comentário: