sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Servidores da SDR doam presentes aos curumins da etnia Pataxó

SDR Curumins

O Dia das Crianças de aproximadamente mil curumins da etnia Pataxó de nove aldeias dos municípios de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, no extremo sul, foi mais feliz com a entrega dos presentes doados pelos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), de outras secretarias estaduais e de amigos das comunidades indígenas.

 A entrega aconteceu nesta quinta-feira (12), na Aldeia Coroa Vermelha, em duas etapas - a primeira, no Centro Cultural Oca Indígena, e a segunda no Espaço Sagrado 'Txg'rú Mirawê'. Os eventos contaram com a presença do titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, de caciques e do assistente territorial Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), Mauro Lúcio Xavier.

 A ação, que contou com a apresentação do Grupo Cultural Txg'rú Mirawê, da Associação de Mulheres Indígenas, com o apoio do Cacique Aruan Pataxó e representante da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul (Finpate), beneficiou crianças das comunidades indígenas Coroa Vermelha, Agricultura, Juerana, Arueira, Nova Coroa, Araticum, Parque indígena e Mata Medonha, além de atender crianças da Escola Indígena Coroa Vermelha Pataxó.

 Durante a cerimônia,, o secretário Jerônimo Rodrigues entregou uma carta com mensagem do governador Rui Costa para todos os curumis. No documento, lido pelo cacique Aruan Pataxó, o governador ressalta que compartilho com eles "a alegria desse dia. Não apenas pelos brinquedos aqui distribuídos, mas pela simbologia que a etnia dos Pataxós representa para a Bahia e o Brasil”. 

Rodrigues destacou a alegria de participar de um evento que possui um importante valor simbólico: "Esse encontro não representa só a entrega de um presente para as crianças indígenas, mas revela a importância de trabalhar pela garantia da cultura indígena, que já habitava aqui nessas terras, antes da chegada dos europeus".

 Ele enfatizou ainda que essa visita serviu também para ouvir as demandas das comunidades e apresentar e discutir políticas de desenvolvimento e fortalecimento de cadeias produtivas, além de anunciar o lançamento de um futuro edital do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), específico para povos indígenas.

 A presidente da Associação de Mulheres Indígenas, Kandara Pataxó, agradeceu o apoio dos servidores da SDR e dos amigos que contribuíram para a realização dessa ação: "Nós acolhemos e abraçamos a todos que demonstraram o seu amor pelas comunidades indígenas, muito além das nossas expectativas e nossos sonhos de atender mais de mil crianças indígenas. Isso para nós é uma realização. Um brinquedo pode parecer algo tão simples, mas ver o sorriso de uma criança não tem preço. As crianças são nosso futuro e esperança de um país melhor, além de ser exemplo de pureza, inocência e, sobretudo, de verdade".

 Rodrigues fechou a agenda afirmando a importância do Dia das Crianças: “para lembrar a importância de nosso sangue indígena e do papel das crianças para animar nossos sonhos e esperança de dias dignos para uma etnia sofrida, mas acima de tudo resistente. Que os encantados continue cuidando dos povos indígenas”.

 Participaram ainda da entrega dos presentes servidores da CAR, das secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz), de Desenvolvimento Econômica (SDE), da Saúde (Sesab), do Trabalho, Emprego e Renda (Setre), do Planejamento (Seplan) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Nenhum comentário: