quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Secretário da Educação dialoga com gestores escolares

 Secretário da Educação dialoga com gestores escolares

O secretário da Educação, Walter Pinheiro, participou, nesta quarta-feira (11), no auditório da sede do órgão, do '2º Diálogo Pedagógico com Gestores'. O evento teve a participação dos diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26). Na oportunidade, o secretário esclareceu dúvidas, conversou com todos e apresentou propostas para as áreas pedagógicas, estruturais e administrativas das escolas da rede estadual.

 “Essa é uma preparação para a gente trabalhar todas as mudanças pedagógicas e estruturais em 2018. E para que isso aconteça, nós precisamos do envolvimento de todos da escola, para ajustar esses novos projetos. Isso envolve a reestruturação na rede, a relação entre a escola e a comunidade, as novas formas de interagir e o despertar para o empreendedorismo. É muito importante esses diálogos com quem está tocando a escola no dia a dia”, declarou o secretário.

 Durante o evento foi apresentado o Sistema de Apoio a Prática Pedagógica (SIAPP), uma ferramenta que será disponibilizada, por meio do Portal da Educação, ao professor, para que ele possa sistematizar seu plano de curso e de unidade. “O SIAPP é um sistema que até então a rede não tinha, que acreditamos que irá viabilizar o processo de reflexão sobre a prática de produzir informações digitais para que os gestores das unidades escolares e os coordenadores pedagógicos possam acompanhar a prática pedagógica, fazendo o replanejamento das ações previstas nos planos”, explicou a diretora de Currículo e Inovação Pedagógica, Edileuza Neres.

 Para a diretora Celsina Borba, do Colégio Estadual Almirante Barroso, no bairro Paripe, é de fundamental importância esses momentos de interação proporcionados pela Secretaria da Educação. “Diante de muitas dúvidas que nós gestores temos, não só sobre o novo sistema, mas também sobre o cotidiano das escolas, momentos como este são essenciais. Porque o secretario vem com o propósito de nos apresentar projetos inovadores, propostas boas e a gente tem a oportunidade de explanar nossas dúvidas, problemas, realizações e angústias diretamente com ele. Isto é inovador”, parabenizou a gestora.

 O gestor Ademar Brandão, da Escola Estadual Professora Armandina Marques, em Pau da Lima, comentou sobre a expectativa para a implantação do sistema e da sua utilização. “Como trabalho há muito tempo com sistemas EAD [Educação à Distância], sei como funciona. Será fácil passar para os professores como é feita a utilização do SIAPP na escola. É uma ferramenta boa, de fácil acesso e que vai agilizar o trabalho dos professores e da equipe gestora e trazer uma melhor qualidade no planejamento”.

Nenhum comentário: