quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Encontro discute ações para consolidação da fruticultura baiana

Encontro discute ações para consolidação da fruticultura baiana

Para discutir e planejar as ações necessárias à consolidação da cadeia produtiva da fruticultura baiana, representantes de empreendimentos do segmento estão reunidos, no município de Feira de Santana, no Território de Identidade Portal do Sertão. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no âmbito do projeto Bahia Produtiva, e conta com a parceria da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes-BA).

 De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, está sendo realizado um ciclo de eventos envolvendo as cadeias produtivas, agrupando vários projetos que estão sendo apoiados pela CAR, para promover uma troca de conhecimento e experiências e aperfeiçoar os empreendimentos que já têm investimentos na base de produção buscando alcançar o mercado. “Queremos que essas organizações se sustentem no mercado. O segundo ciclo de editais, que será lançado pelo Bahia Produtiva, conta com o edital Alianças Produtivas Territoriais, que vai promover maior interação entre a agricultura familiar e o mercado consumidor para dinamizar a produção”. O encontro teve início na terça-feira (24) e se encerra nesta quarta (25).

 Para a representante da Unicafes, Regina Dantas, a Bahia está vivendo um momento importante e de avanço da agricultura familiar com os editais do Bahia Produtiva: “Esses diálogos fortalecem a proposta participativa do projeto que vai desde quem está produzindo até colocar o produto no mercado. Esse momento é de amadurecimento das nossas cooperativas para participar do mercado e levar os produtos da agricultura familiar com qualidade, ter efetividade nas ações, além de mostrar a importância das instituições amadurecerem no processo da organização comunitária”.

 A Bahia é o segundo maior produtor de frutas do País, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), no mês de setembro deste ano, e o Governo do Estado tem contribuído para o fortalecimento da cadeia da fruticultura.

Por meio do edital de Fruticultura do Bahia Produtiva, estão sendo investidos R$ 22 milhões, beneficiando 2.318 famílias de agricultores familiares. Elas serão atendidas com projetos que incluem desde ampliação e adequação de agroindústria, investimentos em equipamentos, na base produtiva, certificação orgânica, assistência técnica e extensão rural (Ater) e gestão.

 As ações estão distribuídas em 12 territórios de identidade - Litoral Sul, Baixo Sul, Médio Rio de Contas, Recôncavo, Litoral Norte e Agreste Baiano, Semiárido Nordeste II, Sisal, Portal do Sertão, Sudoeste Baiano, Chapada Diamantina, Extremo Sul e Médio Sudoeste. A programação contou com um panorama dos projetos do Bahia Produtivae debates sobre o Cadastro das Agroindústrias Familiares (Caaf) e ações de assistência técnica e extensão rural (Ater).

 Já foram realizados encontros para discutir as cadeias produtivas da apicultura e meliponicultura, bovinocultura de leite, caprinovinocultura e pesca artesanal e piscicultura. Nestas quinta e sexta-feira (26 e 27), acontece o Encontro de Empreendimentos do Sistema Produtivo de Avicultura Caipira.

Nenhum comentário: