terça-feira, 24 de outubro de 2017
Workshop debate desafios da tilapicultura no rio São Francisco
Os desafios da tilapicultura na região dos lagos do rio São Francisco é o tema de um workshop que reúne, em Paulo Afonso, especialistas na produção de tilápias. A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), realiza o evento nesta quarta-feira (25) como parte da programação do FestTilápia 2017, que acontece também em Glória - os dois municípios representam o maior polo produtor da espécie no Brasil. As inscrições podem ser feitas em troca de uma lata de leite em pó ou dois litros de leite UHT (leite longa vida).
A programação será aberta pelo ex-ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, às 8h. O especialista falará sobre oportunidades, desafios e estratégias da aquicultura brasileira. Em seguida, o professor Omar Sabbag, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e a especialista Renata Melon, da Embrapa Pesca e Aquicultura, realizam palestra sobre os indicadores socioeconômicos da tilapicultura no Brasil.
No turno da manhã, a programação será encerrada por um representante da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que abordará os licenciamentos ambientais e as outorgas de águas públicas da União. À tarde, haverá palestra com o representante da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Bruno Rocha, sobre a importância da governança e cooperação no desenvolvimento de arranjos produtivos locais.
Da programação consta ainda uma mesa redonda sobre a produção de tilápias em sistemas fechados. Participam do debate especialistas da Bahia Pesca, do IF Baiano, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Encerrando o workshop, uma mesa redonda discutirá o tema crédito para implantação de projetos produtivos, com a participação de representantes do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e do Sistema de Cooperativas do Banco do Brasil (Sicoob).
“Também no evento serão discutidas as demandas urgentes para a sustentabilidade e o desenvolvimento das atividades da pesca e da aquicultura nos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco. É uma oportunidade única de reunir os maiores especialistas em tilapicultura do Brasil para desenvolver a atividade em nossa região”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. O encontro acontece no Centro de Desenvolvimento e Difusão de Tecnologia em Aquicultura (CDTA) do Campus VIII da Uneb (rua da Gangorra, 503, Chesf).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário