quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais tem aula inaugural

Secretaria da Educação realiza aula magna do curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais

A Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta quinta-feira (30), a aula inaugural da segunda edição do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (Cate), que irá beneficiar cerca de dois mil professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual. A atividade foi realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e teve a presença do secretário da Educação Walter Pinheiro.

 Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário disse que esta é uma das ações que buscam fortalecer o eixo pedagógico das escolas. “Esse é um aspecto importantíssimo para essa grande virada que nós precisamos dar, do ponto de vista da Educação enquanto ferramenta de transformação, enquanto capacidade que nós temos de interagir tanto no território quanto na mudança na vida das pessoas”. Ele acrescentou que parcerias com as universidades e instituições de ensino superior estão em andamento para a oferta de cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado.

 Segundo Pinheiro, o órgão tem o desafio de colocar, até dezembro de 2018, uma oferta diferenciada em todas as nossas escolas da rede. “Ainda este ano e em parceria com a Uneb [Universidade do Estado da Bahia], nós devemos abrir uma outra vertente, uma outra frente que tem a ver com gestão, com o uso de tecnologias sociais e educacional, fazendo um outro ambiente de capacitação, mesclado com formação continuada e que tem um aspecto importante na formação dos nossos professores. Outro desafio é que tenhamos, em todos os municípios da Bahia, uma oferta em nível superior com ensino à distância. A qualificação e a formação continuada dialogam diretamente com o aspecto da possibilidade que nós chamamos da ascensão da carreira”.

 Os professores e coordenadores pedagógicos receberam instruções sobre o acesso ao ambiente virtual, carga horária, atividades, avaliações e duração do curso. A professora de Geografia, Fabíola Moura, que leciona no Colégio Estadual Davi Mendes, no bairro Colinas de Pituaçu, está animada. “Acho que será bem tranquilo por que eu já tenho certa habilidade com a tecnologia, pois trabalho com equipamentos tecnológicos em sala de aula. Inclusive, no colégio onde leciono tem uma sala multimídia e eu utilizo bastante nas minhas aulas", conclui.

 Quem também estava na aula magna foi a professora de Sociologia, Nádia de Oliveira, do Colégio Estadual Sara Violeta de Mello Kertesz, no Rio Sena, em Salvador. “Sou professora do Estado há oito anos e acredito muito que a formação continuada do professor tem que vigorar, tendo o Estado como parceiro dessa formação. Eu já estava esperando esse curso há algum tempo, porque já fiz a primeira parte, e estou na expectativa para as novas aprendizagens”, pontua.

Nenhum comentário: