terça-feira, 28 de novembro de 2017

Centro Interativo do Detran recebe crianças para orientações sobre risco de acidentes

Centro Interativo do Detran recebe crianças para orientações sobre risco de acidentes

Vinte alunos da Escola Municipal Professora Rozilda Cruz, localizada na cidade de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), deixaram a sala de aula, nesta terça-feira (28), para uma manhã de atividades no Centro Interativo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), que funciona na sede do órgão, na capital. As crianças, com idades entre 8 e 10 anos, passaram por uma bateria de ações lúdicas sobre sinalização nas vias, direitos e deveres dos condutores e pedestres, além de orientações para incentivar a família a ter um comportamento responsável no tráfego. Tudo em clima de recreio, mas sem perder o foco na educação e redução no número de acidentes.

 “É uma experiência nova para os nossos alunos. Muitos moram na zona rural, não têm acesso à cidade e vivem perto da BR-101, onde ocorrem muitos acidentes. Os ensinamentos do Detran são importantes para essas crianças que enfrentam riscos todos os dias”, ressaltou a diretora da unidade escolar, Suzana Mercuri.A aluna do 4° ano fundamental, Taíla da Silva, 10 anos, prometeu seguir as dicas do órgão para evitar os perigos de caminhar em trecho rodoviário. “Essa visita vai me ajudar bastante. A partir de hoje, terei mais cuidado na hora de atravessar a estrada, porque passei a ter informações. Quero ser uma pessoa mais consciente”.

 A unidade recebe alunos do Ensino Fundamental e da Educação Especial, desde que estejam matriculados em escolas públicas. O local dispõe de uma maquete de Salvador, onde as crianças pilotam carrinhos de controle remoto, de espaço de convivência e circuito para a simulação de situações no trânsito. “Já fazemos parte do calendário de uma fatia importante da rede pública de ensino e queremos novas parcerias em 2018. Nunca é demais investir no futuro das nossas crianças”, afirmou a coordenadora do Centro Interativo, Izabel Tavares.

Nenhum comentário: