sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Atletas estudantes baianos preparam-se para viagem a Brasília


Em ritmo de contagem regressiva para o embarque rumo a Brasília, onde participam da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, atletas, técnicos, pais dos jovens e dirigentes da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), reuniram-se para tratar de detalhes da viagem e questões técnicas da competição nacional com estudantes de 15 a 17 anos.

 O primeiro grupo de atletas, formado por 63 jovens que representarão a Bahia nos jogos das modalidades individuais, viaja na noite da próxima quarta-feira (15), em voo charter contratado pela Sudesb. Já a delegação de atletas que irá disputar as modalidades coletivas embarca na madrugada do dia 20, também em voo fretado.

 Ao todo, 146 estudantes de 30 escolas públicas e 15 privadas, de um total de 14 municípios, participarão da etapa nacional. A delegação baiana é também composta por técnicos das modalidades, fisioterapeuta, jornalista e oficiais do quadro técnico da Sudesb.

 Acompanhada da mãe, a estudante Ingrid Ferreira Nascimento, 16 anos, aluna do Colégio Estadual Praia Grande (Salvador), fez questão de ir à reunião para conhecer um pouco mais sobre a viagem e a competição. Novata na participação de uma etapa nacional, Ingrid pratica atletismo e irá representar a Bahia na prova de salto a distância.

 Treinos diários

 Para fazer bonito em Brasília, Ingrid tem feito treinos diários, mas não disfarça a ansiedade de quem está indo pela primeira vez. “Estou nervosa, pois tudo é novo pra mim....a competição, viajar de avião, ficar longe de casa e da família. Mas me sinto muito feliz por ter garantido uma vaga”, comemora a jovem.

 Lucas Lopes Boa Sorte, 17, e Vitória Helen Costa, 16, trazem no nome o que querem vivenciar na capital federal durante competição que reúne mais de 4 mil estudantes de todo o Brasil. Os dois, que são da modalidade de atletismo e alunos do Colégio Militar, estão treinando firme. Lucas participa da etapa nacional pela primeira vez e diz ser sua meta melhorar a marca atual de 1,75 do salto em altura. “Eu tenho o recorde no salto em altura no Colégio Militar, mas quero chegar pelo menos a 1,85”, planeja o jovem.

 Já Vitória, que participa da competição nacional pela segunda vez, representará a Bahia em três provas de atletismo: salto a distância, 100 metros rasos e revezamento. “É uma experiência muito bacana. Muito emocionante. Estou muito feliz”, diz.

 Jogos zonais

 Presente à reunião, o diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado, anunciou mudanças na organização das seletivas baianas para o ano de 2018. Serão realizados jogos zonais, formando grupos por município, possibilitando uma maior participação do interior nas etapas seletivas e também na final, quando se classificam os atletas que representarão o estado nas etapas nacionais (12 a 14 e 15 a 17 anos), organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

 “Este modelo irá tornar o processo mais democrático e mais equilibrado entre as escolas do interior e da capital. No primeiro semestre de 2018, já iniciaremos as competições neste formato. Apesar de toda a crise, o Governo do Estado está priorizando o esporte educacional, e isso é muito importante para os nossos jovens”, destacou o diretor, lembrando que para a realização dos jogos a Sudesb terá apoio das secretarias de Educação e da Fazenda (Sefaz-BA).

Nenhum comentário: