sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Florada de ipê rosa é tímida, mas bela


Eles são dezenas espalhados em ruas e avenidas de Feira de Santana. Mas nem todos desvestiram suas roupas verdes para envergar a admirável rosa. Neste ano parecem tímidos. Os Ipês estão floridos e oferecendo, mesmo que por breves dias, o seu anual espetáculo. São cachos e mais cachos, todos delicadamente belos. São efêmeros, mas extremamente belos enquanto duram.

 A beleza destas árvores durante a primavera é tanta que para não percebê-lo a pessoa deve estar em estado de distração profunda. As pétalas, que caem de acordo ao sopro do vento, num balé, formam um tapete que automaticamente leva a pessoa a se voltar para cima. A admiração vem a seguir. Selfies são tiradas aos montes.

 A florada, que empresta sua cor à estação, está sendo pontual – coisas da natureza. Mas destacam-se os ipês localizados na rua Mário Pessoa, à altura da rua Marechal Deodoro, outros que ficam na avenida Maria Quitéria e Getúlio Vargas, onde seis pés desta espécie quase formam um pequeno bosque.

 “Ver os ipês floridos é um dos mais belos espetáculos que a natureza nos oferece nesta avenida”, afirmou a professora Ananda Matos, que disse sempre parar na avenida Getúlio Vargas para admirar as flores e cachos. “A gente tem que aproveitar estas oportunidades, que são por pouco tempo”.

 Mas se destacam. E como se destacam, mesmo que por poucos dias – duas semanas, no máximo. Ver um ipê em roupa de gala compensa uma caminhada sob o sol escaldante de uma primavera quente que anuncia o verão que se aproxima. Também pode-se observar as floração amarela, não menos bonita, da sibipiruna, espécie boa de sombra que ganha espaço em Feira de Santana.

Nenhum comentário: