terça-feira, 14 de novembro de 2017

Fundação Cultural homenageia Mestre King no projeto Novembro das Artes Negras

Mestre King

A Fundação Cultural do Estado (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura (Secult), realiza mais uma ação dentro do projeto Novembro das Artes Negras, lançado este ano – é a Sala King, espaço na sede da entidade, no Pelourinho/Centro Histórico de Salvador, que leva o nome do dançarino e professor Mestre King e abrigará atividades culturais.

 Desta quinta-feira (16) a dia 30 deste mês, a Coordenação de Dança da Funceb promove a Exposição ‘Mestre King’, uma homenagem ao professor e coreógrafo, primeiro homem a se graduar em Dança pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e precursor da dança afro-brasileira.

 A exposição reúne fotografias de autoria de nomes como Any Valette e Rafael Martins, além de fotos do acervo pessoal do Mestre, retratando a sua trajetória profissional, desde aluno da Escola de Dança da Ufba até se tornar coreógrafo renomado, com o grupo Gênesis e de sua mais recente criação, o espetáculo ‘Opaxorô’.

 DOC

 Também na quinta, às 15h, será exibido, com a presença de Mestre King, o documentário ‘Raimundos: Mestre King e as Figuras Masculinas da Dança na Bahia’, apoiado pelo Edital Setorial de Dança em 2014. A obra apresenta um pouco do legado deixado pelo Mestre, que revolucionou a prática e o ensino da dança contemporânea, sendo responsável pela formação dos principais nomes da dança afro na Bahia. Dirigido pelo bailarino e coreógrafo Bruno de Jesus, com roteiro de Gabriel Ormuz Machado e produção de Inah Irenam, o documentário foi inspirado pelo espetáculo ‘Raimundos’, que Bruno estreou em 2014 para celebrar os 50 anos de carreira de King.

 Com a Sala King e as demais ações do mês, a Funceb marca o projeto Novembro das Artes Negras, que chega com o propósito de visibilizar, potencializar e reconhecer as produções dos diversos agentes culturais negros do estado ao longo do ano, culminando com o Novembro Negro. Na programação, estará em destaque a convergência entre as artes - Literatura, Artes Visuais, Dança, Audiovisual, Teatro, Música e Circo - dialogando entre si com atividades transversais. Saraus Poéticos, apresentações musicais, de dança e circenses, exposições, exibição e lançamentos de filmes, são algumas das ações envolvidas no projeto.

Nenhum comentário: