terça-feira, 28 de novembro de 2017

Encontro nordestino discute planos de carreira e remuneração dos professores

Educadores e técnicos da Educação de todo o Nordeste participaram, nesta terça-feira (28), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, do primeiro dia de debate sobre a Rede de Assistência Formativa para Elaboração e Gestão de Planos de Carreira e Remuneração dos Professores. O encontro, que é realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), busca avaliar o trabalho realizado nos municípios adidos à rede e discutir novos métodos para garantir a execução dos planos de carreira desenvolvidos pelas secretarias municipais.

 O secretário Walter Pinheiro afirmou ser importante valorizar a remuneração dos professores, “mas também é fundamental pensar na satisfação dos profissionais no exercício de suas funções. É legítimo os educadores exigirem um bom retorno financeiro e estamos sempre atentos a isso, porém é essencial ofereçamos formações continuadas e especializações que sejam do interesse específico deles e não formações genéricas impostas pelas instituições, além de incluirmos a possibilidade de novos cursos para a formação de professores na Educação Profissional e na Educação Inclusiva, áreas que têm uma grande demanda na rede estadual”.

 Pinheiro ressaltou ainda algumas ações desenvolvidas pelo governo estadual neste sentido. “Conseguimos ampliar a carga horária do coordenador pedagógico de 20h para 40h, e, com a realização do concurso, vamos disponibilizar esse profissional em cada unidade da rede estadual. Com o trabalho que conseguirmos realizar com os cortes de custos na gestão, a ideia é reinvestir na Educação sempre levando em conta que a prioridade é seguir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). E essa ação tem entre seus principais objetivos a valorização do professor”. 

Segundo o diretor de Valorização dos Profissionais da Educação (Divape/MEC), Filipe Girard, o encontro é uma “ação que o Ministério da Educação realiza com os 27 Estados da federação para que os municípios possam se conhecer melhor e tenham acesso a ferramentas de gestão e elaboração ou readequação dos planos de carreira à legislação nacional. V Vamos receber o retorno das impressões das atividades realizadas no decorrer de 2017, fazendo uma espécie de balanço, e vamos apresentar algumas atualizações das ferramentas que os técnicos usam nas formações”.

 Na Bahia, a Secretaria da Educação realiza a assistência a 389 municípios. “Estamos atuando em todo território, auxiliando a elaborar o plano de carreira das prefeituras, realizando formação com as comissões municipais, que são responsáveis pelos planos, além de monitoramentos, através de visitas técnicas, visando dar assistência ao processo”, explicou a coordenadora de Projetos Especiais (Cope) do órgão, Elenir Alves. O evento, que segue até esta quarta-feira (29), também teve a presença da vice-presidente da Undime Bahia, Perpétua Sampaio.

Nenhum comentário: