segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Tradição cultural das bandas e fanfarras atrai crianças e adolescentes


A estudante Mariane tem 10 anos. Faz parte da Fanfarra Estudantil de Marcionílio Souza. A pequena foi um dos destaques da terceira etapa do XV Torneio Intermunicipal de Bandas e Fanfarras realizada no sábado, 11, em Feira de Santana, competição que teve a participação de várias cidades.

 Mariane sabe bem os benefícios que a atividade cultural na fanfarra trazem. “É bom porque afasta as crianças de coisas erradas”, justifica. Alex tem 12 anos. Joga futebol. Diz ser um bom meio-campista, mas tocar caixa na fanfarra é o que mais gosta de fazer. “Gosto de tocar e ver as pessoas alegres nas nossas apresentações”, explica.

 Alsérgio Couto é regente e coordenador de fanfarra. Ele entende que o papel das entidades vai muito além da parte musical. “Trabalhamos com dezenas de adolescentes e crianças. Procuramos passar para eles que é possível extrair muito mais dos instrumentos que apenas os sons. É possível ter acesso à cidadania e à consciência social. Essa turma é um exemplo, porque busca o caminho da cultura e da música num momento em que nossa juventude sofre tantas influência negativas”, destaca.

 O evento teve todo apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através das secretarias de Comunicação Social e de Cultura, Esporte e Lazer. “Só temos a agradecer à Prefeitura de Feira pelo apoio. Não podemos deixar essa tradição morrer e ver tantas crianças e jovens envolvidas com os festivais de bandas e fanfarras é uma alegria”, acentua Luiz Carlos Souza Silva, presidente da liga das fanfarras. 

As apresentações aconteceram à noite, trecho entre a avenida Senhor dos Passos e a rua JJ Seabra, em frente à Prefeitura – o local foi interditado para trânsito de veículos. Após a realização das etapas de Lauro de Freitas, Santo Estêvão e Feira de Santana, a final está marcada para Acupe, distrito de Santo Amaro, no próximo dia 19.

Nenhum comentário: