terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jorge Portugal/ O fórum dos quatro por cento

Jorge Portugal

Recebo quase todos os dias, através da minha caixa de e-mails, uma enxurrada de textos raivosos desancando o presidente Lula e sua candidata Dilma Rouseff. De Lula dizem o diabo, principalmente que é um analfabeto a conduzir o Brasil com políticas equivocadas e populistas. Quando muito, tem o mérito de ter continuado a política de FHC.
Em entrevista recente a uma prestigiosa revista semanal, Maria da Conceição Tavares, uma das mais respeitadas economistas e intelectuais deste País em todos os tempos, dá-nos o seguinte depoimento: “ Quando Lula perdeu as eleições de 1989, fundou o Instituto de Cidadania com o objetivo de pensar, refletir e descobrir caminhos para o País. Reuniu nesse fórum permanente, que era uma grande universidade aberta , a nata da inteligência nacional: economistas, políticos, sociólogos, filósofos, artistas, antropólogos, enfim, o primeiro time do pensamento nacional. E ele, Lula era o aluno mais assíduo, mais aplicado, mais provocador”. Conclui assim a economista decana: “Lula é o maior intelectual orgânico do povo brasileiro!”. Diante de uma declaração dessa, calem-se todos que se encontram alguns decibéis intelectuais abaixo da genialidade dessa mulher. O resto é raiva, preconceito ou cenas de inveja explicita.
Quando leio as manchetes dos jornalões brasileiros e a escalada do principal jornal eletrônico do Brasil, acho que sempre que atravessei algum universo paralelo e me transportei para outro país. Nele, não existe a inclusão de 40 milhões de brasileiros à cidadania e ao mercado de consumo; nele, não se fala em Prouni, política de ações afirmativas, salário mínimo valorizado, Bolsa Família estancando a morte de pobres pela fome, dezenas de novas casas universidades publicas, institutos de ensino técnico-profissionalizantes e um país respeitado mundo afora pela figura emblemática de seu líder maior. Aì eu lembro que todas as pesquisas de avaliação do governo Lula registram 4% de pessoas que acham o governo ruim ou péssimo. Deduzo: são esses “caranguejos na lata” da grande mídia o principal reduto do preconceito e o verdadeiro partido de oposição.

Transcrito da Pág. / Opinião do Jornal A Tarde 14/09/2010
secretaria@jorgeportugal.com.br

Nenhum comentário: