terça-feira, 14 de setembro de 2010

UEFS/ Residência da Uefs passa a contar com 156 vagas

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inaugurou na manhã desta segunda (13) o novo prédio da residência universitária. A solenidade contou com a presença de estudantes, professores, funcionários e representantes da Administração Central. O número de vagas de residentes, que era de 102, foi ampliado para 156 vagas, incluindo as quatro vagas adaptadas para portadores de necessidades especiais.
A obra foi realizada com recursos de emendas parlamentares federais da ordem de R$ 1,25 milhão. Em contrapartida, a Uefs investiu 10% do valor, conforme previsto em lei, além de construir e ampliar salas de estudos e de informática e outros ambientes de convivência.
Para o reitor em exercício, Washington Moura, a ampliação da residência significa uma conquista para a comunidade acadêmica. Conforme afirmou, a política de ações afirmativas da Uefs, além de se preocupar com o acesso de estudantes oriundos de classe menos favorecidas, tem voltado suas atenções para a permanência destes estudantes no ensino superior.
O reitor José Carlos Barreto, que está de férias, compareceu à solenidade. Ele relembrou os tempos em que viveu em residência universitária, em Salvador, e as dificuldades enfrentadas na época.
O estudante de geografia Gleidson Dias, representando os residentes, cobrou uma política mais eficaz de acesso e de permanência dos universitários. Neste sentido, a Administração Central da Uefs reconheceu que a ampliação não resolve o problema de vagas para estudantes de condições sócio-econômicas menos favorecidas, mas afirmou representar uma conquista e uma luta que não acabou.
O prédio antigo da residência universitária também passará por reforma. Com a licitação já realizada, as obras devem começar até o final de setembro ou início de outubro. Durante a reforma - orçada em R$ 440 mil - parte dos estudantes que moram na antiga residência ficará no prédio novo, e outros serão acomodados em imóveis alugados pela Uefs no Conjunto Feira 6, ao lado do campus.

Casa do Índio

Indígenas que estudam na Uefs, muitos do quais tiveram acesso através das ações afirmativas da Instituição, serão acomodados na Casa do Índio, situada no campus. O prédio já está pronto e os estudantes aguardam até o final do mês a chegada de um cacique para um ritual indígena e então passarão a habitar o local.


FSA, 13/09/2010

Vívian Servo Leite – Ascom/Uefs.

Nenhum comentário: