sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Expofeira 2010/Julgamento valoriza eqüinos


O julgamento em pista promovido pela Associação Baiana de Criadores de Cavalo Manga Larga Marchador está qualificando 219 eqüinos nas provas realizadas no Parque de Exposição João Martins da Silva, no período de 5 a 12 deste mês. A iniciativa integra as atividades desenvolvidas durante a Exposição Agropecuária de Feira de Santana 2010 (Expofeira).
Os animais ranqueados concorrem aos títulos de campeão e reservado campeão em suas respectivas categorias. A classificação resulta diretamente na valorização dos animais e de seus descendentes.
O técnico de registro de animais José Augusto Simões Hirs ressalta também a importância do julgamento dos animais para os criadores. “Com o julgamento há a valorização e análise do plantel, com avaliação do trabalho que vem sendo realizado com os animais em suas propriedades em relação a outros criadores”, ressaltou.
Uma das representantes da Associação de Criadores, Cristina Couto, explica que os animais são avaliados em categorias distintas. Dentre elas, égua júnior, égua jovem, égua adulta, égua, égua sênior. Cavalo júnior, jovem, adulto, cavalo e sênior. Também tem as categorias de potro ou potra mirim, jovem, potro (a) e maior, além de cavalo jovem.
O julgamento prossegue até atingir todos os 219 animais. Nesta quinta-feira (09) foram julgados 125 animais. Os animais foram julgados levando a marcha, observando o conforto e andamento; prova de ação, saltando obstáculos e baliza; e também a morfologia.


Nenhum comentário: