A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Comdecon) registrou 14.251 queixas de 1º de janeiro a 31 de agosto deste ano. Do total, 12.558 foram resolvidas e 1.693 resultaram em processos, dos quais cerca de 50% já estão solucionados.
As dez empresas com os maiores números de reclamações são: Oi - 872 queixas e 55 processos; Embasa - 772 queixas e 269 processos; Coelba - 472 queixas e 77 processos; Embratel - 450 queixas e 43 processos; Itaucard - 442 queixas e 12 processos, Ibicard - 434 queixas e 14 processos; Claro - 295 queixas e 28 processos; BMG - 260 queixas e 35 processos; G Barbosa -252 queixas e 166 processos; e Credicard - 227 queixas e seis processos.
De modo geral, as principais reclamações, segundo o diretor da Comdecon, Jorge Marques, são relacionadas à "super elevação de faturas, má qualidade da prestação de serviço, juros altos e defeitos em produtos adquiridos".
Ele diz que o número de queixas e processos em 2010 foi superior ao mesmo período de anos anteriores. Jorge Marques acredita que este seja um fator positivo por refletir uma maior consciência do consumidor sobre os seus direitos. “As pessoas estão mais informadas”, ressalta.
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