segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Proposta curricular para escolas da zona rural


Magnólia Pereira dos Santos, coordenadora do Programa Educação no Campo

A Secretaria Municipal de Educação promove nesta segunda-feira (24), até as 16h30, a formação de professores para elaboração da Proposta Pedagógica Curricular da Educação do Campo. O encontro reúne cerca de 400 educadores da rede com o propósito de discutir ações, estratégias e soluções para melhoria da qualidade do ensino na zona rural.
As atividades foram iniciadas, às 8h30, no Centro de Cultura Maestro Miro com apresentação cultural do grupo Quixabeira da Matinha. Em seguida, a diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professora doutora Celi Nelza Zulke Taffarel, proferiu a palestra “Desafios da escola do campo: das políticas públicas ao trabalho pedagógico”.
A programação segue à tarde, das 14 às 16 horas, com oficinas e escuta sensível. As atividades serão realizadas na faculdade UNOPAR, situada na rua Desembargador Felinto Bastos, Centro. O secretário de Educação, José Raimundo Pereira de Azevedo, considera a iniciativa fundamental para qualificação do ensino e aprendizado nas instituições instaladas na zona rural.
“Estamos elaborando a Proposta Pedagógica Curricular para o município, mas precisamos reconhecer que a realidade do campo é diferente da zona urbana. Por isso, precisamos adequar o ensino na zona rural à realidade em que vivem. Até então oferecemos educação idêntica, com os mesmos métodos e material didático. É preciso ter material específico, desenvolver atividades e estratégias que evitem o êxodo rural, a evasão escolar”, explica.
De acordo com a coordenadora do Programa Educação no Campo, Magnólia Pereira dos Santos, neste primeiro encontro os professores terão a oportunidade de discutir os problemas enfrentados e apresentar sugestões visando assegurar educação de qualidade a crianças e adolescentes do campo.
“Entendemos que as escolas da zona rural precisam ser vistas de forma especial. Nesta palestra teremos a oportunidade de discutir como ensinar e aprender na zona rural, levando em consideração suas especificidades e levantar aspectos que devem ser levados em consideração na elaboração da Proposta Curricular”, afirma.

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