sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sábado é dia de vacinar cães e gatos


Mais de 70 mil cães e gatos da sede e zona rural de Feira de Santana deverão ser vacinados contra a raiva animal, no período de 21 de outubro a 23 de novembro. Neste sábado (22), várias localidades já começam a receber as equipes volantes que irão atuar na campanha de vacinação. Nos locais onde há postos do Programa de Saúde da Família (PSF) será utilizado, além do carro volante, a estrutura das unidades.
As primeiras localidades a serem contempladas com a campanha de vacinação antirrábica serão Mantiba, Santa Rita/ Pindoba (Alto do Papagaio), Rosário, Sim, Santo Antônio dos Prazeres, Parque Lagoa Subaé, Parque João Martins, Fulô, Terra Dura e Limoeiro. Estão incluídos também na relação os distritos de Jaíba e Humildes. A vacinação acontecerá das 8 às 17 horas.

Já no dia 5 de novembro, a ação estará concentrada nos distritos de Jaguara, Bonfim de Feira, João Durval Carneiro (Ipuaçu), Maria Quitéria, Matinha e Tiquaruçu. Na mesma data, a vacinação também ocorrerá nas localidades de Galhardo, Pé de Serra, Alecrim Miúdo e São Cristovão. No Dia D da campanha, 19 de novembro, cem postos de vacinação estarão funcionando na zona urbana, instalados em escolas municipais e estaduais, associações de moradores, PSFs e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Segundo a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Mirza Carvalho, a meta do município é vacinar 74 mil cães e gatos. “O município não registra casos de raiva animal desde 2004 e casos de raiva humana desde 2001. É preciso a participação da população, levando os seus animais para serem vacinados todos os anos, para que essa marca possa ser mantida", destaca.

Mirza Carvalho enfatiza, ainda, sobre a gravidade da raiva e a importância da vacinação. “Se uma pessoa adquirir raiva, ela vem a óbito. Não há cura para raiva. É uma obrigação do dono do animal ter essa responsabilidade perante o animal e principalmente perante sua família, já que o animal pode desenvolver uma zoonose”, alerta, acrescentando que “a vacina é direcionada aos animais com idade superior a dois meses”.
O Centro de Zoonoses funcionará como posto fixo de vacinação durante o período da campanha, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. Nesta sexta-feira (21), o órgão já estará realizando a vacinação. Para maiores informações, o CCZ atende pelo telefone 3614-3613.

Nenhum comentário: