segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Câmara aprova em 2ª votação Dia do Samba de Roda e Festival de Música de Matriz Africana


A Câmara de Feira de Santana aprovou, nesta segunda-feira (31), projetos de lei criando um Festival de Música de Matriz Africana e instituindo, no Município, uma data em homenagem ao Dia do Samba de Roda. As matérias foram aprovadas em segunda e última votação e agora vão ser encaminhadas ao Executivo, para que possam ser sancionadas.
O projeto propondo o Festival de Música de Matriz Africana é de autoria do vereador Carlos Alberto Costa Rocha – Frei Cal. O evento deverá ser realizado anualmente sempre no mês de janeiro. Não haverá cobrança de ingresso, sendo o acontecimento cultural aberto ao público.
De acordo com a proposta, caberá à Associação das Entidades Carnavalescas e Ritmos Afros de Feira de Santana, entidade que representa o movimento de cultura afro na cidade, a organização do Festival. O evento será inserido no calendário oficial do Município.
De autoria do vereador José Sebastião Alves – Bastinho (PSD), o projeto que institui o Dia do Samba de Roda no calendário oficial do Município prevê que as comemorações devem ser realizadas dia 25 de novembro. O samba de roda no Brasil é patrimônio imaterial do país desde 2004 e obra prima da humanidade, por reconhecimento da Unesco, como importante para a cultura e identidade do povo. A proposta nasceu de sugestão de Dona Chica do Pandeiro e Guga Moreno, da Quixabeira da Matinha.

Nenhum comentário: