segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Arrombamento em Anguera, adia sonho de crianças.



Foto e texto/ Luiz Tito

Fábio Pereira de Jesus, 5 , e Júlia Fernando Araújo Lobo, 6 anos, alunos do ensino infantil, da Escola Municipal Vitor Bezerra Lola, localizada no município de Anguera, a 148 KM de Salvador, nunca usaram um computador. A dupla teve seus sonhos adiados de conhecer o mundo virtual, devido ao arrombamento que ocorreu na madrugada do dia 19, na extensão do Projeto Crescer Resgatando Vidas, que funciona no pátio da escola que estudam.

No local seria instalado o CDC- Centro Digital de Cidadania, da ONG, com previsão de inauguração no próximo dia 20 de novembro, quando o município comemorará 50 anos de emancipação política. O CDC, contaria com dez terminais e beneficiaria não só Fábio e Júlia, mas também outros 111 coleguinhas da escola, pais de alunos e outros moradores do município, de acordo com uma agenda preestabelecida.


De acordo com Marcio Vasconcelos, Secretario de Educação do Município, “esse arrombamento é surpreendente já que aqui não tem histórico de crimes dessa natureza”.

Segundo o Secretario, levaram dez CPUs, três monitores, três estabilizadores, uma impressora, 11 teclados, e dez mouses. Durante o roubo, os marginais deixaram no pátio, outras peças que formariam os kits, tudo perdido com a chuva. “Tudo isso faz parte de dez kits de informática que foram doados pelo Governo do Estado através da secretaria de Ciências e Tecnologia, em parceria com o Projeto Crescer e a Prefeitura Municipal de Anguera”, informou.

Vasconcelos disse que o crime só foi descoberto na manhã do dia 19, quando funcionários chegaram ao estabelecimento para trabalhar, e foram surpreendidos com a porta arrombada e alguns equipamentos no quintal. Ao ser acionado, Marcio Vasconcelos foi até a Delegacia de Policia para prestar queixa e cobrar investigações.
O agente policial do município Grimario Miranda Carneiro, acredita que o arrombamento, tenha ocorrido durante a madrugada e por gente de outros municípios, porém, não descarta o envolvimento de algum morador da cidade “ O local onde ocorreu o crime não tem muito movimento, quem arrombou, aproveitou da forte chuva que caiu durante a madrugada, tornando-se assim, o local mais deserto.Já ouvimos várias pessoas, estamos fazendo diligências e contamos com a ajuda da população para solucionar esse crime”, pediu.

A diretora do Escola, Jucelia Oliveira Souza, lamentou o roubo, esse crime acaba adiando o sonho de muitas crianças, é lamentável que ocorra isso , numa cidade tida como pacata. “Diante desse triste episodio acontecido em nossa escola, onde os nossos computadores foram roubados, gostaria de pedir a toda a população que tiver informação que possa no ajudar nas investigações, que ligue para a delegacia (75) 3239-2338”,fez o apelo.
Administrada pelo prefeito Mauro Vieira (PSD), o município de Anguera localiza-se as margens da BA 052, que liga Feira de Santana a Ipira, e possui 10.242 moradores. As suas principais atividades econômicas são a agricultura e a pecuária.

Nenhum comentário: