segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CERB VAI LICITAR CONSTRUÇÃO DE 250 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O Governo do Estado, por intermédio da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), empresa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realizará no dia 3 de outubro, em convênio com o Ministério da Integração Regional, licitação para a construção de 250 sistemas simplificados de abastecimento de água (SSAA) no semiárido baiano.

O investimento previsto é de R$ 27,8 milhões e atenderá 43.272 pessoas, que não têm acesso a água potável. A obra intensifica, segundo o presidente da Cerb, Bento Ribeiro Filho, as ações desenvolvidas no semiário para atender a demanda de abastecimento de água nas comunidades prejudicadas pela longa estiagem.

Os sistemas simplificados são implantados pela Cerb em pequenas localidades e meio rural disperso, onde o empreendimento representa uma solução mais adequada. As prefeituras, por meio de convênio, ficam responsável pela sua operação e manutenção.

As obras são constituídas basicamente de captação, adução, reservação e distribuição da água. As captações, em sua maioria, são feitas a partir de poços tubulares profundos destinados ao aproveitamento do lençol subterrâneo. Em alguns casos também são aproveitadas águas superficiais.

Nenhum comentário: