Com a possível paralisação dos funcionários dos bancos a partir da próxima terça-feira (18), a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor(PROCON/FSA) apresenta algumas orientações sobre os direitos do consumidor no pagamento de suas contas enquanto as atividades dos bancários estiverem suspensas.
O PROCON/FSA orienta que consumidores procurem canais alternativos para quitar as dúvidas, entrando em contato com a empresa e solicitem outra opção de local para efetuarem o pagamento, a exemplo de internet, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros.
As empresas são obrigadas a oferecerem alternativas. Caso a empresa não disponibilize outro local de pagamento, o consumidor deve documentar esta tentativa de quitar o débito através do registro do protocolo da ligação, além de prestar uma reclamação junto ao PROCON/FSA.
“É necessário que o consumidor se conscientize que, se não liquidar a fatura, boleto bancário ou qualquer outra cobrança que saiba ser devedor, não o isentará do pagamento se tiver sido disponibilizado outro local para realizá-lo” explica o Superintendente Municipal de Defesa do Consumidor, Jorge Marques.
Segundo Jorge, esse é o melhor modo para não ter que arcar com a cobrança de eventuais encargos e, ainda, para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito (ex.: SPC, SERASA). “O consumidor, em hipótese alguma, pode ser prejudicado por problemas decorrentes da greve, pois não contribuiu, em nada, para a sua realização”, reitera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário