quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Cuca expõe obras do grafiteiro Kbça


O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) realiza, de 17 de setembro a 16 de outubro de 2015, a exposição 'Na Rua', a primeira individual do grafiteiro Kbça. O artista troca os muros brancos pela galeria, mesclando influências urbanas com seu lado mais artístico, em 25 trabalhos inéditos.

 Com vernissage prevista para as 20h desta quarta-feira, na Galeria Carlo Barbosa, no Cuca, a proposta do projeto é levar a expressão autêntica e urbana do grafitti ao espaço fechado. "A agressividade do spray faz uma união contrastante com a delicadeza da pintura em tela, criando uma identidade única e mostrando que o graffiti também pode ser visto como arte não-efêmera", explica o crítico de arte Levy Costa. 

Com traços facilmente reconhecidos, Kbça dá cor ao cinza da cidade, espalha seu coração pelas ruas e pinta suas inquietudes e símbolos de liberdade por onde passa, salienta Costa. "O trabalho traz uma democratização da arte e levanta uma discussão que ultrapassa limites formais e culturais, convertendo espaços públicos em opção de suporte estético", afirma.

 Nascido em Feira de Santana, BA, Kbça se envolveu com a arte de rua em 2007. Estudou Design na Escola de Game, Arte Digital e Animação (Saga), o que lhe deu uma possibilidade a mais de trabalhar com ilustrações.

 Desenvolveu durante três anos oficinas de Graffiti com adolescentes em cumprimento de medida sócio educativa na case Zilda Arns, em Feira de Santana. Possui trabalhos expostos em algumas capitais do Brasil como Rio de Janeiro, Brasília, são Paulo, Curitiba, Recife e Salvador.

 O Cuca, entidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), está localizado na rua Conselheiro Franco, 66, Centro.

Nenhum comentário: