quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Óleo vegetal usado no Parque terá destinação correta

Os barraqueiros que usam óleo de origem vegetal na preparação dos alimentos que estão sendo vendidos no Parque de Exposição João Martins da Silva foram orientados a não descartar o produto diretamente no meio ambiente. Receberam recipientes plásticos onde o óleo deverá ser armazenado e recolhido pelo Movimento Água é Vida e o Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente.

 Pedro Pereira está vendendo batatinha frita. Disse que já levou ao tacho duas sacas do tubérculo e espera fatiar mais três até a noite de domingo, quando a mostra será encerrada. E já sabe o destino do óleo: vou despejar o que restar na bombona que me deram. A sua expectativa é de que das quase duas caixas de óleo (quase 50 vasos) que espera usar, pouco mais de três litros serão descartados. Não sobra muito, não.

 Carlos Souza, do Movimento Água é Vida, disse que os barraqueiros foram orientados a colocar o óleo usado nas bombonas e informados sobre os malefícios que o descarte irregular causa ao meio ambiente. Principalmente à água. Um litro de óleo contamina até um milhão de água potável, informa. Daí a necessidade da destinação correta. 

 O óleo, quando reprocessado, vira combustível (parte dele é enviado à Petrobrás), detergente ou sabão. O que estamos fazendo é muito importante para o meio ambiente, disse a comerciante Ludmila Santos, que também vende batata frita.

Nenhum comentário: