terça-feira, 8 de setembro de 2015

Lençóis sedia simpósio nacional de patrimônio geológico

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, entidade vinculada ao Ministério das Minas e Energia, realizam, de terça a domingo (8 a 13/9), na Chapada Diamantina, o III Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico (III GeoBRheritage). O evento pretende avançar os debates dos dois Simpósios anteriores, realizados no Rio de Janeiro (2011) e em Ouro Preto (2013).

 Com expectativa de público de 500 pessoas, o simpósio irá reunir pesquisadores de diversos países, com o objetivo de trocar experiências. Serão discutidos temas relativos ao patrimônio geológico natural, construído e mineiro, segundo as vertentes da geoconservação, do ensino, da sustentabilidade, de projetos geoturísticos e da recuperação ambiental, bem como da ligação deste tipo de patrimônio com a identidade local.

 Conforme a organização do evento, vários autores afirmam que o surgimento da sociedade urbana do interior do Brasil se deve à exploração dos recursos minerais. A quantidade de cidades de formação mineira tombadas como patrimônio brasileiro e mundial reforça esta visão. Na Chapada Diamantina, as cidades de Jacobina, Morro do Chapéu, Rio de Contas, Mucugê, Andaraí, Palmeiras e Lençóis atestam a relevância da mineração na construção da sociedade brasileira dos séculos XVIII e XIX. 

Diante disso, e considerando a presença do Campus Avançado da Uefs em seu território, o município de Lençóis foi escolhido como sede do evento. A cidade atrai anualmente um fluxo de cerca de 120 mil turistas. Características como o conjunto arquitetônico, formado por casarios coloniais de características neogóticas e calçamento desenhado em suas ruas e becos estreitos, trouxe o reconhecimento como Patrimônio Histórico Nacional, em 1973.

 Acesse a programação no portal www.uefs.br, na seção Notícias

Nenhum comentário: