quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Hospital da Mulher vai acompanhar evolução do trabalho de parto

O Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, vai implantar, a partir do próximo mês, o partograma - gráfico onde são anotadas a progressão do trabalho de parto e as condições da mãe e do feto, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Neste sentido, está acontecendo um curso teórico e prático para os enfermeiros obstétricos, na própria unidade.

 O gráfico deverá ser preenchido pelo profissional – enfermeiro ou médico – no setor obstétrico ou no Setor de Classificação de Risco. Neste caso, será utilizado quando a paciente já estiver em fase ativa do trabalho de parto.

 No partograma deverá constar as informações referentes à evolução do trabalho de parto, desde a dilatação cervical, as contrações uterinas (se são eficazes) e os batimentos cardíacos da criança, por exemplo. A avaliação é feita a cada uma hora e o toque a cada duas horas.

 Segundo a enfermeira Itamara dos Santos, por meio do partograma é possível identificar se há alguma anormalidade no trabalho de parto. “Assim podemos reverter o quadro, evitar o sofrimento fetal ou até mesmo indicar criteriosamente uma cesariana, se houver a necessidade”, explica. 

 “O partograma é um indicativo da qualidade da assistência que está sendo prestada para a mãe e a criança, além de reduzir a mortalidade materno-fetal”, acrescenta a enfermeira. É também um estímulo ao parto normal.

Nenhum comentário: