terça-feira, 13 de junho de 2017

Exposição 'Viva São João' entra em cartaz no Centro Cultural Solar Ferrão

Entrando no clima dos festejos juninos, o Centro Cultural Solar Ferrão, localizado no Pelourinho, apresenta a exposição ‘Viva São João’ a partir de quarta (14). A mostra faz parte da comemoração dos 50 anos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e conta com obras de artistas de diversas regiões do recôncavo baiano e da capital que dialogam com a temática junina. O público pode conferir gratuitamente a exposição, que segue até o dia 30 de junho.

 A mostra também integra os festejos juninos do Solar Ferrão, que apresenta o repertório tradicional do oratório de Santo Antônio com uma roupagem de música clássica pelo Núcleo de Ópera da Bahia (NOP). O espetáculo ‘Oratório de Santo Antônio - Uma Ópera Junina’, do NOP, que começou na segunda (12), na sacada do Solar Ferrão, segue até quarta (14), às 19h.

 Com curadoria de Marcia Schlapp e Gilson Sacramento, ‘Viva São João’ traz o universo junino através das obras expostas, as quais expressam em suas criações o poder de instituir tradições, reforçando a memória do passado, na representação do presente, propondo diferentes pontos de vista sobre a interpretação das tradições.

 “Salvador é famosa mundialmente pelo gigantesco Carnaval, que atrai multidões do mundo inteiro para desfrutarem da nossa festa colorida. No entanto, o São João tem sua apresentação de igual magnitude no interior da Bahia, onde reforça as tradições, os laços de amizade entre os povos. Diante desta simbologia, a exposição ‘Viva São João’ reforça os festejos juninos em unir os povos, neste caso, Salvador e Cachoeira pela arte e fé”, pontua Schlapp.

 Dentre os expositores, alguns nomes das artes plásticas como Pirulito (com as obras ‘O Fogo Anda Comigo’ e ‘Santo Antônio, o Casamenteiro’), Artur Rego (‘A Queda das Máscaras, ‘Câncer e Leão’), Urubu, Paola Públio (‘Mandala’), Bella Seifarth, Vonaldo Mota, Cristina Solimando, Mbiya Kabengele, Davi Rodrigues, Gabriel Ferreira e Gildemar Sena. A exposição também conta com as fotografias de Ana Fraga (‘Nós’) e Vinicius Xavier.

 A mostra integra ainda o ‘Projeto Santos Juninos no Centro Histórico de Salvador’. De acordo com a coordenadora do Solar Ferrão, Graça Lobo, o objetivo do projeto é promover o diálogo entre a arte, a tradição, a cultura popular e a cidadania através da realização dos festejos juninos. “O projeto busca desenvolver ações que resgatem as origens e as tradições do povo nordestino, suas representações regionais, memória, valorização do patrimônio artístico e cultural em suas mais diversas linguagens”, acrescenta Lobo.

 O Solar Ferrão integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus (Dimus) do Ipac, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Nenhum comentário: