terça-feira, 27 de junho de 2017

Fisioterapeuta do HGRS apresenta trabalhos em congresso internacional de Parkinson

Fisioterapeuta HGRS

Responsável pelo Ambulatório de Transtornos do Movimento e Doença de Parkinson do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, a fisioterapeuta Lorena Almeida representou a instituição no 21st International Congress of Parkinson's Disease and Movement Disorders (Congresso Internacional de Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento, em tradução livre). No evento, realizado no Canadá, neste mês, a profissional apresentou dois trabalhos sobre o tema e discutiu a possibilidade de novas parcerias com pesquisadores de universidades nacionais e internacionais.

 Lorena – que, em 2016, produziu a versão em português da diretriz europeia de fisioterapia para doença de Parkinson – exibiu, agora, o trabalho intitulado ‘Number and characteristics of people who requested the Portuguese Version of the European Physiotherapy Guideline for Parkinson’s Disease: a one-year follow-up’, feito com o grupo holandês que elaborou o material original. O objetivo, segundo ela, foi identificar o perfil de quem solicitou a versão em português da diretriz no ano passado e quais as partes tiveram maior número de interessados.

 A fisioterapeuta explica que "o documento principal foi o mais solicitado (92%), seguido daquele direcionado para pessoas com Parkinson (65%). Os dados refletem uma maior necessidade de ampliar a divulgação principalmente das partes da diretriz direcionadas para pessoas com Parkinson, buscando mostrar para elas a importância da fisioterapia no manejo da doença, bem como da parte para médicos, que traz informações sobre quando e por que encaminhar a pessoa com Parkinson para fisioterapia”.

 O segundo trabalho apresentado por Lorena, em Vancouver, nomeado ‘Determinants of balance confidence and concern about falling in people with Parkinson’s disease’, buscou identificar fatores que contribuem para o medo de cair, um sintoma que está muito relacionado às quedas. “Constatamos que a dificuldade para a realização das atividades do dia a dia e a alteração do equilíbrio corporal foram fatores determinantes. Isso ressalta a importância da fisioterapia para redução do medo de cair, uma vez que são fatores de risco modificáveis através de exercícios físicos específicos para pessoas com Parkinson”.

 Além da fisioterapeuta Lorena Almeida, o ambulatório é coordenado pelo neurologista Guilherme Valença. Nas consultas, que acontecem duas vezes por semana (tardes de segundas-feiras e manhãs de sextas), os principais problemas acompanhados pela equipe são doença de Parkinson, outros tipos de parkinsonismo, distonias e coreias. A marcação dos pacientes é realizada de segunda a sexta, das 7 às 17h, na recepção do prédio anexo ao HGRS. Para isso, é necessário a requisição para atendimento com neurologista ou fisioterapeuta, com o motivo de encaminhamento.

Nenhum comentário: