terça-feira, 13 de junho de 2017

Agricultura familiar será destaque no Festival Sabores de Itacaré


A agricultura familiar é o tema da IV edição do Festival Sabores de Itacaré, que será realizado no período de 13 a 23 de julho, no município de Itacaré, no Território Litoral Sul. O lançamento do festival aconteceu nesta terça-feira (13), na Casa do Comércio, em Salvador. O evento tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf).

 Presente no lançamento do festival, a superintendente da Bahiater, Célia Watanabe, destacou que a organização do evento acerta ao associar a gastronomia aos produtos saudáveis da agricultura familiar. Segundo ela, esse enfoque dá visibilidade à produção rural, impulsiona a economia local, gera emprego, renda, e contribui com a valorização das pessoas que produzem o alimento que chega a nossas mesas.

 “É imprescindível que os agricultores e agricultoras familiares, assentados e assentadas da reforma agrária, quilombolas e os povos e comunidades tradicionais, que produzem alimentos no Litoral Sul, percebam que os pratos do festival contemplam a força de seu trabalho e serão expostos pelos grandes chefs de cozinha. A gastronomia também é feita com o esforço do homem e da mulher do campo, que cuidam da conservação do solo, do plantio e da colheita, para que a gente tenha produtos de qualidade para consumir”, explicou Watanabe.

 Para esta edição está prevista a participação de 30 estabelecimentos e 14 chefs na Cozinha Show, além de Feira da Agricultura Familiar, artesanato e shows de jazz. O secretário de Turismo de Itacaré, Júlio Oliveira, pontuou que “a proposta é a gente inovar, diversificar a oferta turística, integrar a economia e potencializar a gastronomia local transformando-a num produto e roteiro turístico”.

Nenhum comentário: