segunda-feira, 5 de junho de 2017

Escolas realizam atividades para a Semana do Meio Ambiente


Diversas escolas da rede estadual de ensino realizam atividades em alusão ao Dia do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5). O objetivo é promover ações que fortaleçam a Educação Ambiental nas unidades escolares, com iniciativas sustentáveis que possam motivar os estudantes na preservação da natureza, no consumo de alimentos saudáveis, o uso consciente da água, entre outras atividades.

 Em Vitória da Conquista, situada na região do Sudoeste Baiano, a 509 Km de Salvador, a Escola Estadual Alaor Coutinho realiza até 9 de junho, a Semana da Paz e do Meio Ambiente. Durante esse período, serão realizadas várias atividades como rodas de conversas, exibição de filmes, produção de desenhos sustentáveis compostos com materiais naturais (terra, folhas secas, sementes, etc), palestra e, para encerrar, a Caminhada Ambiental da Paz.

 A Caminhada Ambiental é o ponto alto da programação. Na sexta-feira (9), alunos dos 8º e 9º anos, acompanhados por professores e monitores do Programa Mais Educação, sairão da escola em direção ao Parque Ambiental Lagoa das Bateias, reserva situada a cerca de 3km da unidade. Ao chegar ao parque, os alunos vão participar de um aulão com exercícios de alongamento e aeróbicos.

 Segundo a professora Daniela Martins, monitora do Programa Mais Educação, “essas atividades ao ar livre são importantes porque, ao mesmo tempo em que favorece a integração com o meio ambiente, ainda promove práticas de bem-estar”, disse. A estudante Michelli de Jesus, de 13 anos, aprova a ideia. “É muito legal quando a gente sai da sala de aula e faz essas atividades diferentes. A gente aprende de uma maneira divertida”, falou.

 Já na Escola Estadual Regis Bittencourt, localizada no município de Feira de Santana, a 108 Km de Salvador, os estudantes realizam, de segunda (5) a quarta-feira (08), a produção de duas hortas na unidade. Na preparação, os alunos pesquisaram sobre plantas e hortaliças que melhor se adaptassem à região. “Será uma horta vertical e outra horizontal para onde serão plantadas sementes para que possamos fazer chá na escola. Já estamos estudando posteriormente incluir verduras para consumo na merenda”, destacou a vice-diretora Rosângela Lustosa.

 Ela ressalta, ainda, que no preparo da horta estão sendo utilizados materiais recicláveis. “Para as duas hortas estamos utilizando materiais como garrafas pet e pneus velhos recolhidos nas ruas ou em locais de descarte. Isso contribui para que o aluno também adquira consciência sobre a necessidade reutilização de materiais que podem ser utilizados”, explicou.

Nenhum comentário: